terça-feira, 30 de junho de 2009

Ali Kamel e o copyright

Deu hoje no Globo. Tem um trecho (destacado na segunda coluna) em que achei que ele estava falando de blogs como o blog do professorpc. Mas dou crédito a tudo o que republico aqui. É como se fosse um clip.

Para ler é só passar a mãozinha.

***

Meus amigos: mandei o e-mail abaixo para o Ali Kamel. Ele respondeu e autorizou a publicação da troca informal de mensagens.

De: pc guimarães

Para:ali.kamel
Assunto: Artigo "Ainda o copyright"
Enviada em: Jun 30, 2009 12:18 PM

Ali
Aqui é PC Guimarães, ex-repórter do Globo, professor da FACHA - e blogueiro. Li seu belo artigo no Globo de hoje. Costumo republicar, como se fosse um clipe, alguns artigos que considero de interesse de alunos (criei esse blog com o objetivo principal de me comunicar com estudantes de Comunicação). Me preocupo sempre em dar crédito a tudo o que republico, inclusive fotos, charges etc.

Republiquei o seu artigo.

Mas tem um trecho do seu texto (na segunda coluna) que entendi que é uma crítica a blogueiros como eu: "(...) aquele sujeito isolado que escreve um blog se acha no direito de publicar a íntegra de um artigo muito interessante (...)".

"Vesti a carapuça", como diria a minha avó?. Ou jornalistas e professores blogueiros têm o "direito" de fazer isso?

Se puder responder, agradeço.

grande abraço
pc guimarães

***

RESPOSTA DO ALI KAMEL

2009/6/30 Ali Kamel <ali.kamel>

Meu artigo vc pode publicar, porque eu autorizo sempre. Mas acho que a melhor política é dar o link ou pedir autorização prévia. Quem lê no seu blog tira leitura do site original do artigo, o que não é justo (a menos que tenha a autorização do autor, como é o meu caso). Jornais vivem de audiência. Qualquer coisa que prejudique isso mina a qualidade. Abração e tudo de bom.




2 comentários:

Mariana Carnevale disse...

Bom, tirar a leitura original não tira... pq geralmente (pelo menos eu faço isso), a "pissoa" vai lá no site olhar o contexto da coisa.

Rodrigo Araujo disse...

Bom professor, ainda bem que se identificou e disse que ja trabalhou no Globo, onde ele já foi chefão. Porque senão seria "patada" na certa!

abs

Rodrigo Araujo