terça-feira, 23 de junho de 2009

Como ganhar dinheiro com blogs. Profissão: blogueiro

Meus amigos: não tinha visto esta matéria que saiu no "Jornal da Tarde". Mas nunca é tarde, né?

Profissão blogueiro
Além de dar visibilidade, blogs são usados como currículo profissional e viram fonte de renda
LEANDRO ALVARES (leandro.alvares@grupoestado.com.br )

Quando surgiu no País, a internet fez com que vários profissionais abandonassem suas carreiras para investir e ganhar dinheiro no espaço virtual. É assim até hoje, mas o investimento profissional segue por segmentos específicos, como o universo dos blogs. Muitas pessoas estão descobrindo formas de tirar vantagens de seus projetos, iniciados, muitas vezes, como um passatempo.

É algo que impressiona, mas os blogs realmente podem dar dinheiro”, afirma o jornalista Tiago Dória, dono do blog que leva seu nome. A criação de um blog e a futura obtenção de receita foram ocasionais. “Eu mandava muitos e-mails para amigos de assuntos variados, coisas interessantes, mas para não ficar enchendo a caixa de correspondência de todos resolvi montar um diário de navegação. A audiência foi crescendo e acabei sendo convidado a formar uma parceria com um portal de internet, ganhando um salário de colunista”, lembra.

Também jornalista, Phelipe Cruz mudou de profissão por influência de seu diário virtual. “Eu fazia o curso de publicidade e mudei para o jornalismo após ter criado o meu blog”, conta o blogueiro do Papelpop. Segundo ele, o blog contribuiu para sua aprovação no processo seletivo de uma revista. “Viram a página e gostaram muito. Hoje sou editor do site da revista.” Apesar de ter criado uma página para divulgar suas ideias, Cruz admite que sempre pensou no fator empreendimento.

Boa fonte
Os ganhos vêm de anúncios e campanhas publicitárias e variam de R$ 1 mil a R$ 2 mil por mês. “Há meses em que consigo uma parceria maior, podendo chegar a valores de R$ 20 mil.”

A real possibilidade de sucesso financeiro por meio de blogs faz com que alguns profissionais se dediquem exclusivamente a esse negócio, como é o caso de Edney Souza, blogueiro de profissão. Formado em processamento de dados, ele viveu por três anos apenas com o lucro de seu blog, o Interney. “Estava ganhando mais do que em meu antigo trabalho de gerente de sistemas, portanto, abandonei a carreira para me dedicar exclusivamente ao novo ofício”, declara.

Com a receita ganha com anúncios em sua página de dicas e esclarecimento de dúvidas sobre tecnologia, Souza investiu na criação de uma agência de comunicação, que atualmente presta suporte a empresas e uma série de outros blogs.

Ter credibilidade é uma dica valiosa para o blog ter sucesso. “É preciso tomar muito cuidado para não se vender e deixar de cumprir os compromissos com os leitores. Saiba avaliar as propostas comerciais para não tornar seu blog um espaço publicitário”, recomenda Cruz.

Para a professora de Jornalismo da PUC-RS Ana Maria Brambilla, os blogueiros devem lutar ao máximo pela manutenção da autonomia dos assuntos postados. “O dinheiro de alguma forma influencia a opinião. Sem falar nos vários exemplos que temos de pessoas que postam notícias visivelmente pagas, algo péssimo para nós, leitores.”

Alguns profissionais têm feito uso do blog para divulgar suas atividades e conquistar novos serviços no mundo real, como o enfermeiro Marcelo Silva. Criador do blog Enfermagem Intensiva, ele diz que nunca ganhou dinheiro com sua página, mas obteve reconhecimento e prestígio na profissão por meio dos assuntos que debate. “Meu foco sempre foi divulgar conhecimento, pois não há muitos canais de conteúdo na minha área de atuação. Não recebo dinheiro - já recusei propostas - para não desviar dos meus objetivos. No entanto, o blog se tornou o meu currículo, minha referência e minha fonte de maior credibilidade no mercado. Não ganho rios de dinheiro, mas sou extremamente satisfeito com o que faço.”

Usar o espaço como vitrine pessoal também tem sido estratégia do jornalista Thomaz Figueiredo Magalhães, dono do blog Trem Azul. “Já fiz muitos freelancers por causa da página e acho isso o máximo, pois tenho a possibilidade de me manter em evidência para o mundo e ter uma renda extra sem prejudicar minha imagem com a comercialização do blog.”

Ele conta que nos casos em que recebeu propostas de anunciantes sempre lhe exigiram seguir uma opinião já formada. “Anúncios no blog até aceitaria, mas merchandising no conteúdo editorial jamais. Isso tira a minha liberdade, algo que não aceito.” Magalhães salienta ainda que os leitores de blogs são muito bem informados, sabem o que querem e devem ser respeitados. “O mercado de trabalho está cada vez mais fechado, e os blogs permitem uma abertura de espaço. É a chance de ser visto e conhecido.”

Nenhum comentário: