domingo, 28 de junho de 2009

Cidadão-repórter (continuação do post anterior)

"Governo fez cada um se ver como repórter"

DE PEQUIM

Na segunda parte de sua entrevista, Roozbeh Mirebrahimi conta por que as iranianas aparecem sem véu na página de relacionamentos Facebook.

Cidadão-repórter

Cada celular é uma câmera no Irã, então toda essa repressão será retratada. Ao expulsar a imprensa estrangeira, o governo fez com que cada iraniano se veja como um repórter. Antes das eleições, a blogosfera e a internet iranianas tinham muito de entretenimento, mas, com a crise, virou grito de guerra, de sobrevivência.
Não dá para o governo "desligar"" a internet o dia inteiro, porque isso prejudica os seus próprios interesses. Então, se a internet funciona três horas por dia, é nesse tempo que os jovens mandam centenas de fotos, vídeos, mensagens entre si e para o mundo.

Estados Unidos
Moro em Nova York e, ao contrário da propaganda iraniana, adoro os Estados Unidos. Na verdade, quando um governo tenta obrigar você a gostar ou a odiar alguma coisa, você acaba fazendo o oposto. Veja a Turquia, passaram décadas obrigando os turcos a serem seculares e eles se tornaram bem religiosos; já no Irã, tanto nos obrigaram a ser religiosos, que eu diria que temos uma das sociedades mais seculares do mundo muçulmano. E a juventude ama o Ocidente, a maneira de as garotas se vestirem, a liberdade dos namorados, a música, dançar à noite. A propaganda não funcionou.

Garotas sem véu
A internet é um espaço de liberdade que não temos no mundo real. Veja o Facebook no Irã. Todas as garotas colocam suas fotos sem véu, sem lenço, sem xador. Por quê? Porque elas não gostam de usar o véu e só usam em público porque são obrigadas. Então, no Facebook, que é uma rede social, e que você pode controlar o que só seus amigos verão, elas se comportam como gostariam se tivessem liberdade.

Sem emprego
Diz-se que reformistas e conservadores são iguais, mas há diferenças. Fui preso em 2004 por conta de textos no meu blog, fui torturado, foi horrível. O governo era do presidente reformista Mohammad Khatami [1997-2005], mas a polícia é dos ultraconservadores. Então o governo pediu minha libertação, houve uma comissão para interceder por mim, e fiquei preso só dois meses.
Com [Mahmoud] Ahmadinejad, as prisões triplicaram, e ninguém intercede por você. Ele também é totalmente contrário à liberdade de expressão. Perdi meu emprego como jornalista, jornais opositores foram fechados e passei quase dois anos sem trabalho. Aí decidi emigrar aos EUA.

Deu na Folha (ver post abaixo)

Nenhum comentário: