terça-feira, 27 de dezembro de 2011

JB pode voltar às bancas em março de 2012, informa site "O Repórter"

Será?


EXCLUSIVO: 'Jornal do Brasil' pode voltar para as bancas em 2012

Por Alex de Souza - 00:01:00 - 1371 Views
reprodução

A última edição do JB foi às bancas no dia 31/10/2010
RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Após aposentar sua versão impressa em agosto de 2010, o centenário 'Jornal do Brasil' pode chegar novamente às bancas. A afirmação foi feita com exclusividade para O REPÓRTER por Pedro Grossi, advogado, que já ocupou o cargo de vice-presidente do periódico e foi recontratado recentemente pelo empresário baiano Nelson Tanure, dono da holding Docas Investimentos, que administra a marca JB e outras empresas.
Grossi havia deixado o comando do jornal por discordar da migração definitiva do papel para a internet e, assim que o jornal deixou de circular, pediu o seu desligamento. Agora, Tanure parece ter mudado de ideia e quer que o seu executivo redescubra o velho formato e traga lucros que ainda não consegue enxergar no modelo virtual.
Na época da chamada migração do impresso para o digital, a direção do 'JB' chegou a publicar um artigo com 50 itens, os quais explicariam a decisão de abandonar definitivamente a versão impressa. Em um deles, o jornal citava os custos econômicos e ambientais do papel, que julgava "insustentáveis e desnecessários".
A decisão de retomar a versão impressa, porém, pode estar relacionada ao modelo de negócio on-line, que ainda não decolou. Antes da migração para o digital, o 'Jornal do Brasil' contabilizava aproximadamente 120 colaboradores, entre empregados contratados no regime celetista e outros como pessoas jurídicas. Este número foi drasticamente reduzido no novo modelo e, atualmente, cerca de dez jornalistas fazem a atualização do site.
Com muita tranquilidade e se mostrando bastante motivado com o novo desafio, Pedro Grossi, confirmou a O REPÓRTER que pretende ressuscitar o JB de papel e disse que apesar do seu afastamento do jornal, em agosto do ano passado, não deixou de ter contato com Nelson Tanure.
"Eu nunca me afastei do grupo e no fim desse ano recebi o convite do Nelson [Tanure] para viabilizar forças e alavancar o Jornal do Brasil no on-line e, se possível, no impresso também.
Questionado sobre como faria para readaptar o veículo on-line ao papel, Grossi disse que ainda não assumiu as suas funções, o que deve acontecer nos primeiros dias do Ano Novo.
"A partir da próxima semana eu assumo minhas funções junto com a Dra. Angela Moreira [diretora-presidente] e começo as pesquisas de mercado para saber se é possível voltar com o jornal para as bancas. Vou ao mercado publicitário e se eles entenderem que o 'JB' faz falta para o Rio, poderemos retornar na primeira quinzena de março de 2012. O Rio não pode ter apenas dois grupos de informação. O JB ainda tem espaço".
Procurado por nossa reportagem, Nelson Tanure não retornou o contato até o fechamento desta matéria.


Leia mais sobre esse assunto em http://oreporter.com/detalhes.php?id=67850#ixzz1hmAzZtSz 
©2009 - 2011. Todos os direitos reservados a O Repórter.com Ltda Me. Reprodução de conteúdo proibida sem autorização escrita dos editores do portal. 

Nenhum comentário: