quinta-feira, 24 de março de 2011

Blogueiro censurado

Deu no Portal Imprensa.

Blogueiro é obrigado a retirar texto que comentava exame de próstata de funcionário público
Redação Portal IMPRENSA
Um juiz da 3ª Vara Cível de Ilhéus (BA) ordenou que o responsável pelo Blog do Gusmão retirasse dois textos que faziam menção ao secretário de serviços urbanos da cidade, Carlos Freitas. 

Na última segunda-feira (15), o juiz Jorge Luiz Dias Ferreira deu prazo de 48 horas para que Emilio Gusmão removesse dois textos, sendo o "ABC do Valentão", que ironizava erros gramaticais do secretário, e "O Valentão e a Dedada", que tratava da suposta "resistência" do funcionário público em se submeter ao exame de próstata. 

Em relação ao primeiro texto, o magistrado argumentou que era "gracejo depreciativo a respeito do nível cultural do autor". No post, Gusmão versava sobre uma frase comumente usada pelo secretário diante de uma acusação: "querem 'imacular' a minha imagem". Além disso, utilizou a imagem de um burro olhando para livros para ilustrar o artigo. Já no caso do texto que se referia ao exame de toque retal, o juiz o classificou como "de gosto duvidoso", informa o Pimenta.blog. 

Ao comentar a decisão - a qual foi considerada "censura" por outros blogueiros -, Gusmão sublinhou que o tema do exame é frequentemente abordado pela mídia e, na maioria das vezes, com humor. "Os médicos recomendam que esse tema seja tratado de maneira leve, com bom humor. Esse tipo de abordagem é fundamental para quebrar a resistência dos 'machos'", observou. 

Sob pena de multa diária de R$ 500 para cada texto, o blogueiro acatou a decisão, mas informou que irá recorrer "imediatamente". 

Nenhum comentário: