quinta-feira, 24 de março de 2011

A morte mais uma vez anunciada dos jornais. Agora também da telefonia fixa e das lojas de discos

Pesquei no twitter do Blue Bus.


 Uma empresa de análise de mercado norte americana, a IBIS World, divulgou agora em março um relatório com a relaçao das indústrias que estariam a caminho da extinçao. Na lista desse verdadeiro 'corredor da morte' empresarial, constam, por exemplo, as companhias de telefonia fixa - a IBIS acredita que, em breve, todos os telefones serao móveis. Se depender das previsoes da consultoria, também nao vamos mais ler jornais impressos no futuro. 

 Mas as principais mudanças seriam no cenário do varejo. Sabe aquelas lojas de revelaçao de fotos? Devem sumir de vez. Aluguel de ternos e roupas formais? Também desaparecerao. Outras sao mortes há muito anunciadas, como, por exemplo, as lojas de discos. Você sabia que nos últimos 10 anos as receitas dessas lojas caíram mais de 76% só nos EUA? Locadoras de vídeo, que perderam quase 36% do faturamento e 35% das lojas físicas do ano 2000 para cá, seguirao o mesmo destino triste, segundo a IBIS.

 Curiosamente, o relatório nao prevê a morte das livrarias, negócio que tem sido muito afetado pelo comércio eletrônico e pelos livros digitais. De acordo com a IBIS, os números desse setor sugerem que ele ainda tem alguma chance de sobreviver.

Nenhum comentário: