quinta-feira, 21 de abril de 2011

É nisso que dá copiar textos da internet

Que coisa feia, hein! Deu no Comunique-se. E pensar que ainda tem aluno que faz isso!


Blogueira da revista TPM acusa jornalista de plagiar seus textos

Izabela Vasconcelos
A jornalista Leonor Macedo, que mantém o blog Eneaotil no site da revista TPM, acusa a blogueira Gabriela Yamada, editora do site EPTV Ribeirão Preto (afiliada da Globo), de copiar seus textos e publicar em seu blog pessoal, alterando apenas nomes dos personagens e alguns trechos. Gabriela nega o plágio e afirma que admira Leonor e que seus textos apenas serviram como fonte de inspiração.

Os textos são pessoais e tratam dos pais de Leonor e de seu filho. “Isso é homenagem ou plágio?”, ironiza Leonor. “Se tivesse pedido desculpas, tudo bem, mas quando questionei ela apagou os dois textos”, diz.

Gabriela se defende. “Tenho a Leonor como uma grande fonte de inspiração, e quero pedir desculpas se houve a aparência de ter ocorrido plágio. Não quero entrar em atrito com ela, e por conta disso, enviei um e-mail a ela e já removi os textos dos quais ela se refere.  Continuo admirando o blog da Leonor, e desejo a ela todo o sucesso profissional”, afirma.

A blogueira da TPM afirmou que, a princípio, não pretende processar Gabriela, mas não quer que o caso se repita. No começo de 2010, Leonor foi vítima de plágio, ao lado de outros oito blogueiros. O texto “As figas de papai e o tricampeão da copa do Brasil” foi copiado por Roberto Chalita para os blogs Boteclando e Boteco Pensante, e também tratava de assuntos pessoais.

Nenhum comentário: