sábado, 14 de julho de 2012

Um livro especial sobre tipologia para meus alunos de Secretaria Gráfica

Deu hoje na Folha.

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Livro compõe retrato curioso da tipografia
"Esse É Meu Tipo", trabalho do inglês Simon Garfield, narra em tom jornalístico, para leigos, a evolução das fontes digitaisCLAUDIO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA


Este não é um livro técnico, pensado e escrito para designers gráficos -os usuários naturais das fontes digitais.
O jornalista inglês Simon Garfield também não é um especialista no assunto, mas mostrou-se um observador atento ao descrever os vários aspectos da modernidade sob a ótica do design tipográfico no livro "Esse É Meu Tipo", que chega agora ao Brasil.

No fundo, ele confronta o conceito de qualidade com a complexidade da comunicação visual contemporânea.

As manifestações da tipografia no cotidiano normalmente interessam apenas aos profissionais.
Com uma abordagem jornalística de fatos e personagens importantes ou curiosos da história antiga e recente da tipografia, o autor aproxima esse universo do leitor comum, ligado essencialmente ao conteúdo da mensagem.

Entretanto, o computador pessoal transformou o leitor em usuário, obrigando-o a enfrentar as peculiaridades das fontes tipográficas sem muito preparo.

RECURSOS TENTADORES
O menu de fontes se apresenta repleto de opções de estilo e recursos tentadores, algumas vezes acessados inadvertidamente.

O livro conta a história inusitada da funcionária de uma empresa de seguros de saúde que foi demitida por enviar um e-mail com o texto integral em letras maiúsculas, dando a entender que ela estava elevando o tom de voz na mensagem para o cliente.

Em trabalhos profissionais, como logotipos, as fontes se transformam em matéria-prima fundamental para identificar empresas.

A fonte Unity, usada no logotipo da famosa bola Jabulani, na Copa do Mundo de 2010, compôs também os números e nomes nos uniformes dos jogadores de seleções como Alemanha e Espanha, patrocinadas pela Adidas.

Essa fonte foi desenhada por Yomar Augusto, citado de passagem no livro, sem mencionar que ele é brasileiro.

É um exemplo de como o design tipográfico brasileiro tem evoluído, em quantidade e qualidade.

EXPRESSIVIDADE
O livro traz depoimentos dos criadores de fontes digitais e análises breves de tipos notórios, como a badalada Helvetica e a controversa Comic Sans, que alcançam públicos distintos, em condições diversificadas.

Explica também por que as aplicações em sinalização viária ou em aeroportos privilegiam a legibilidade e a funcionalidade, enquanto em uma embalagem ou em uma capa de livro elas buscam, antes de tudo, expressividade e personalidade.

Julgar os atributos formais das fontes e avaliar as sensações que um texto pode, e deve, expressar por meio das letras faz parte do trabalho de um programador visual.

Após a leitura deste livro, contudo, o usuário comum se sentirá mais familiarizado com a linguagem tipográfica e com o senso crítico um pouco mais apurado.

ESSE É MEU TIPO
AUTOR Simon Garfield
EDITORA Zahar
TRADUÇÃO Cid Knipel
QUANTO R$ 44,90 (360 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo
CLAUDIO ROCHA é tipógrafo e coeditor da revista "Tupigrafia"

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