sexta-feira, 27 de julho de 2012

Julliette Bincohe faz papel de jornalista no filme "Elles"

Deu no site da Folha.


Crítica: Ao tocar em várias questões, "Elles" não satisfaz ninguém

PUBLICIDADE
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Em "Elles", uma jornalista dispõe-se a entrevistar duas garotas de programa, quer dizer, não prostitutas comuns, mas meninas que usam desse expediente para viver enquanto fazem a faculdade.

Um assunto aparentemente embaraçoso --não para o espectador, nem para as garotas-- sobretudo para a diretora do filme, a estreante Malgorzata Szumowska.

Diante de um tema delicado, impõe-se a seriedade. Não se pode simplesmente mostrar as meninas, suas narrativas, suas razões e eventuais problemas. É preciso que haja algo de grave, de sério, a justificar a empreitada.
Divulgação
Cena do filme francês "Elles", com Juliette Binoche como jornalista que escreve um artigo sobre prostituição
Cena do filme francês "Elles", com Juliette Binoche como jornalista que escreve um artigo sobre prostituição

A jornalista é quem fornece essa necessária gravidade. É uma mulher de meia-idade, casada, com dois filhos -um adolescente meio vagal e um menino viciado em jogos. Um clichê, em suma.

Como se isso não bastasse, uma das moças vai se referir à "hipocrisia francesa", para deixar as coisas bem claras. A jornalista não se dá conta de o quanto sua própria vida é cheia de impasses, ao menos até entrar em contato com as suas entrevistadas.

Desde então sabemos que, entre o sensacionalismo, o voyeurismo e a "seriedade temática", Szumowska investe nos três. Em "Elles", há para todos os interessados.

O risco dessa estratégia é terminar não satisfazendo a ninguém. Toca-se em vários tipos de questões, do abismo geracional ao consumismo, mas o filme não se detém em nenhuma delas mais do que o necessário para que não duvidemos de sua "seriedade".

Evita-se talvez um aspecto relevante em tudo isso: prostitutas são pessoas que, como as atrizes, representam papéis. Ao se tornarem objeto de reportagem, tornam-se narradoras de histórias. Qual a parte de verdade e qual a de ficção nisso tudo é algo de que "Elles" passa ao largo.

ELLES
DIREÇÃO: Malgorzata Szumowska
PRODUÇÃO: França/Polônia - 2012
ONDE: Espaço Unibanco Augusta, Lumière - Playarte, Reserva Cultural
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
AVALIAÇÃO: regular

Nenhum comentário: