Crítica: Ao tocar em várias questões, "Elles" não satisfaz ninguém
PUBLICIDADE
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
CRÍTICO DA FOLHA
Em "Elles", uma jornalista dispõe-se a entrevistar duas garotas de programa, quer dizer, não prostitutas comuns, mas meninas que usam desse expediente para viver enquanto fazem a faculdade.
Um assunto aparentemente embaraçoso --não para o espectador, nem para as garotas-- sobretudo para a diretora do filme, a estreante Malgorzata Szumowska.
Diante de um tema delicado, impõe-se a seriedade. Não se pode simplesmente mostrar as meninas, suas narrativas, suas razões e eventuais problemas. É preciso que haja algo de grave, de sério, a justificar a empreitada.
Divulgação | ||
Cena do filme francês "Elles", com Juliette Binoche como jornalista que escreve um artigo sobre prostituição |
A jornalista é quem fornece essa necessária gravidade. É uma mulher de meia-idade, casada, com dois filhos -um adolescente meio vagal e um menino viciado em jogos. Um clichê, em suma.
Como se isso não bastasse, uma das moças vai se referir à "hipocrisia francesa", para deixar as coisas bem claras. A jornalista não se dá conta de o quanto sua própria vida é cheia de impasses, ao menos até entrar em contato com as suas entrevistadas.
Desde então sabemos que, entre o sensacionalismo, o voyeurismo e a "seriedade temática", Szumowska investe nos três. Em "Elles", há para todos os interessados.
O risco dessa estratégia é terminar não satisfazendo a ninguém. Toca-se em vários tipos de questões, do abismo geracional ao consumismo, mas o filme não se detém em nenhuma delas mais do que o necessário para que não duvidemos de sua "seriedade".
Evita-se talvez um aspecto relevante em tudo isso: prostitutas são pessoas que, como as atrizes, representam papéis. Ao se tornarem objeto de reportagem, tornam-se narradoras de histórias. Qual a parte de verdade e qual a de ficção nisso tudo é algo de que "Elles" passa ao largo.
ELLES
DIREÇÃO: Malgorzata Szumowska
PRODUÇÃO: França/Polônia - 2012
ONDE: Espaço Unibanco Augusta, Lumière - Playarte, Reserva Cultural
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
AVALIAÇÃO: regular
DIREÇÃO: Malgorzata Szumowska
PRODUÇÃO: França/Polônia - 2012
ONDE: Espaço Unibanco Augusta, Lumière - Playarte, Reserva Cultural
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
AVALIAÇÃO: regular
Nenhum comentário:
Postar um comentário