sexta-feira, 23 de abril de 2010

A história da Rádio FM no Rio, livro de Nicolau Mariani

Eu não conhecia. Descobri por acaso. Não li e recomendo. Nicolau é do ramo.

A sinopse do livro escrita pelo autor:

"O conteúdo deste livro surgiu no final da década de 80, quando comecei a trabalhar na Radio Jornal do Brasil AM como repórter. Nesta época, o Sistema Radio Jornal do Brasil era composto, no Rio de Janeiro, pela Radio JB AM, Radio JB FM, Radio Cidade e FM 105 e estava instalado no 7° andar do prédio do Jornal do Brasil. O estúdio mais procurado por todos era o da Radio Cidade, que durante quase 10 anos foi líder de audiência entre as emissoras de FM da cidade do Rio.

Eram bandas de músicas, fãs, promotores de gravadoras, empresários, jornalistas que diariamente desfilavam e disputavam um espaço no estúdio apertado. A Rádio Cidade sofreu um processo de esvaziamento, com a queda continua de audiência e a falta de uma melhor definição de programação musical. Nós, que estávamos dentro do Sistema JB, percebíamos que não era um problema isolado, de uma única emissora, e sim fatores de gerenciamento na própria direção da empresa,que levaram inclusive a uma deterioração de todas as rádios que faziam parte do Sistema Radio Jornal do Brasil.

Independentemente da crise nas rádios, todos os envolvidos -ouvintes, locutores, técnicos e estudiosos -reconheciam que a Radio Cidade, desde sua fundação, em 1º de maio de 1977, tinha dado lima forte contribuição ao desenvolvimento da PM no Brasil. A programação da emissora foi fator de aglutinação de uma época que reuniu diversas gerações para ouvir em seus carros ou nas suas casas o humor e as músicas de Natal e Ano Novo com Sandoval, Jaguar, Mansur, entre outros. A coleta de material e entrevistas para a confecção deste livro levou-me a analisar alguns caminhos que não eram visíveis em um primeiro momento, como por exemplo a falta de importância que boa parte das agências de publicidade deu à emissora em seu lançamento, já que na época a radio PM não atraía grande massa de ouvintes.

A programação musical e os jabás também surgiram no decorrer da pesquisa, assim como a importância da industria eletroeletrônica no desenvolvimento do PM, que hoje faz tanto sucesso pelo Brasil afora. Este é o primeiro volume da historia da PM no Rio de Janeiro, que procura mostrar todos os fatores que influenciaram o desenvolvimento das emissoras na cidade."

2 comentários:

Anônimo disse...

Dica aceita. Também nao consegui compreender a vertiginosa queda da
Rádio Cidade, embora acredite que tenha relaçao com a deterioraçao econômica e a perda de peso político do grupo Jornal do Brasil.

Léo

Frederico disse...

História do rádio é um tema sempre bem-vindo,infelizmente tão escasso em um país que tanto deve a esse meio de comunicação. Devo em grande parte o meu amor à comunicação ao rádio, no meu caso,sobretudo AM. Vou ler.