segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jornal em quadrinhos! Era só o que faltava. Agora até flamenguistas vão poder ler jornais

No Japão, site de jornal passa informações da semana em formato de quadrinho

Redação Portal IMPRENSA

Na tentativa de angariar jovens leitores e amenizar a iminente queda de circulação entre as novas gerações, o jornal japonês Yomiuri Shimbun, que manda às bancas diariamente dez vezes mais exemplares que o norte-americano The New York Times, resolveu utilizar a linguagem dos quadrinhos para publicar algumas de suas notícias.

O site Manga No Shimbun reporta os fatos mais importantes da semana em formato de quadrinho, e para isso emprega mais de cem ilustradores que cuidam de atualizar a página mais de 15 vezes por dia.

Reprodução
Notícia sobre Copa do Mundo em quadrinho

Os desenhos são, na maioria, feitos em preto e branco, com no máximo seis quadros. Nas primeiras versões dos desenhos, as legendas são em japonês. No entanto, ao longo do semana são traduzidas para o inglês.

De acordo com o site Editors Weblog, os internautas têm acesso livre ao conteúdo. O o jornal japonês desenvolveu, ainda, um aplicativo para iPhone que permite navegação dinâmica e acesso a eventuais animações.

domingo, 30 de maio de 2010

sábado, 29 de maio de 2010

A Imprensa e o Twitter

A imprensa e o Twitter: jornalista pode ter opinião?


Jornalistas e meios de comunicação vêm usando o Twitter para ampliar o alcance de seu trabalho, aumentar a interação com o público e se informar. Mas quando tratam de emitir opiniões e comentários - um dos aspectos mais fascinantes da ferramenta - eles enfrentam todo tipo de obstáculo: represália de editores, cancelamento de entrevistas e até demissão.

Na semana passada, o exigente editor-chefe da Bloomberg News, Matt Winkler, enviou uma nota à redação criticando alguns "tweets" de seus repórteres durante a cobertura de uma audiência no Congresso sobre a crise financeira, diz o site Talking Biz News. Segundo o editor, comentários "opinativos e imprecisos" haviam comprometido a integridade da Bloomberg.

Contratempos também foram relatados pelo jornalista americano Andrew Romano, na edição online da Newsweek. A revista pautou o repórter para fazer um perfil no Twitter da controversa deputada federal republicana Michele Bachmann, para depois publicar uma versão comentada da experiência na edição impressa da revista. Bastaram alguns tweetsirônicos para que a deputada cancelasse a entrevista. O resultado: a matéria caiu.

Um episódio mais extremo ocorreu no Brasil. O jornalista Felipe Milanez foi demitido do cargo de editor da National Geographic no país por criticar no Twitter a revista Veja – publicada pelo mesmo grupo, a editora Abril. A revista havia sido acusada de fabricar declarações de um importante antropólogo brasileiro em uma matéria contrária à demarcação de terras indígenas no Brasil. (Leia a resposta da Veja e esta carta do antropólogo). O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo criticou a editora por impedir a liberdade de expressão de seus profissionais.

Como diz o título desta matéria do site Tech Crunch, “O Twitter revelou um segredo: jornalistas têm opiniões”. Mas os meios de comunicação preferem evitar que sejam expressas publicamente. Um manual do Washington Post diz que todos os seus jornalistas “abrem mão de alguns de seus privilégios pessoais como cidadãos privados” e os proíbe de “escrever, tuitar ou postar qualquer coisa que possa refletir um viés ou favoritismo político, racial, religioso ou sexista.”

A BBC recomenda cuidado até ao retuitar comentários de terceiros: “pode parecer que o jornalista está endossando o ponto de vista do autor.” E neste comunicado interno, a Rede Globo proíbe os jornalistas de usarem as redes sociais para comentar “temas relacionados às atividades da emissora, ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório.”


Outras notícias relacionadas:
» Editor do Washington Post cancela perfil no Twitter após publicação de manual de conduta do jornal (Omblog)

Pesquei no Knight Center.

Antologia do Colunismo: aproveita e pede pra sair

Deu hoje no "Painel" da Folha.

Fotosacana: será que o Lula queria fazer xixi?

Deu hoje na Folha.

A difícil vida fácil dos repórteres brasileiros na nova era Dunga


Pesquei no youtube.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Histórias do Jornalismo: Cícero Mello e o "deu na Internet é verdade"

Após a palestra que fez na Facha (ver post abaixo), Cícero Mello, repórter do ESPN Brasil, contou uma história exclusiva para os sócios do Blog do PC (reproduzo aqui também). Envolve um ex-técnico do Framengo.

Cícero Mello, do ESPN, faz palestra na aula do PC



Cícero Mello é gente boa pacas. Conversou durante quase duas horas com meus alunos. Contou histórias do Dunga, do Renato Gaúcho, do Parreira e falou de suas experiências.

Como Cícero é um repórter atrevido (foi ele quem "cutucou" Dunga na coletiva de convocação dos jogadores para a Copa*), também fiz a minha pergunta de repórter atrevido.

Como Cícero contou que se encontrou com Renato Gaúcho quando o então jogador morava na Itália e tinha uma amizade com Leandro, do Framengo, que as pessoas más deturparam; e Cícero assumiu que é tricolor, perguntei:

"Cícero: você é gay?". Ele garantiu que não.

* Cícero Mello foi o repórter que desconcertou Dunga ao questionar a não convocação de Ganso e Neymar. Foi Cícero quem disse: "Graças a Deus que você não foi o técnico da seleção de 58. Se fosse, Pelé (então com 16 anos) não teria sido convocado".

A lua e eu

Gente: que lua cheia linda fez hoje por volta de 19h na Praça daBandeira, no Rio de Janeiro. Não resisti e parei para fotografar.

A Globo e os intocáveis do Dunga

Deu hoje na Folha de S. Paulo. Esse Dunga é muito besta. E a Globo se submete a isso!

Antologia do Colunismo: a hora e a vez dos ascensoristas

Deu hoje no "Painel" da Folha. Pobres ascensoristas que nunca ouvem o final da piada.

Fotosacana: espreme que sai Dunga

E a foto do Gustavo Miranda no Globo de ontem mostrando Ricardo Teixeira espremido entre Lula e o presidente do Corinthians?! Ricardo merece ser gozado.

Ruy Castro e a Copa

Mais um belo artigo de Ruy Castro na Folha. O final é hilário.

Jornalismo com uso de celular

Seminário gratuito discute cobertura jornalística com uso de telefone celular

Da Redação

A Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI) vai promover três seminários gratuitos sobre cobertura jornalística com o uso de telefone celular. O objetivo é capacitar profissionais de imprensa que irão cobrir a Copa do Mundo na África do Sul.

“Veremos como integrar fotos, vídeos, widgets, redes sociais e canais de difusão; e o enorme potencial dos telefones inteligentes, cada vez mais protagonistas no jornalismo digital”, diz o texto de apresentação do seminário.

O curso será apresentado pelo jornalista equatoriano Christian Espinosa e transmitido ao vivo pela internet nos dias 01, 02 e 03/06, às 19h (horário de Brasília). Para participar, preencha aficha de inscrição no site da FNPI.

Pesquei no twitter do Comunique-se

Sobre sexo e sorvete

Taí. Gostei do título do caderno de esportes da Folha de hoje. Dunga merece a gozada.

Sobre sexo e Xico

Mais um belo artigo do Xico Sá na Folha de hoje. Vale a pena passar a mãozinha.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Apresentadora fala merda na televisão


Pesquei no Portal Imprensa.

Apresentadora de telejornal português fala palavrão ao vivo
Redação Portal IMPRENSA

A apresentadora do telejornal português "Bom Dia Portugal", Carla Trafaria, falou um palavrão ao vivo sem perceber que o seu microfone ainda estava ligado. Após informar dados relativos à bolsa de valores, e de uma sequencia curta de notícias, Trafaria, cuja imagem não estava no ar, disparou: "Boa merda que eu acabei de fazer".

A INDÚSTRIA DA MULTA não se entende

É tanta a ganância de arrecadar que nem eles se entendem. Mas o meu camarada Ancelmo Goes defende a Indústria da Multa.

Pesquei no twitter do Lei Seca.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Twitter em português


Deu hoje no Globo. Reproduzo o box com artigo do Nelson Vasconcelos sobre a notícia.

A frase do dia

"Eu não tenho calcinha bege nem pra ir à padaria"( Suzana Leal, dona de loja de lingeries, na coluna "Gente Boa", do Joaquim, no Globo de hoje.

Febeapá vive*: seu Vinicius está?

Deu hoje na coluna do Joaquim.

* Festival de besteiras que assolam o país (Stanislaw Ponte Preta)

Antologia do Colunismo: mulher fruta para comer rapidinho

Deu hoje na coluna do Joaquim, no Globo.

Títulos sacanas: bichodutos e viadutos para proteger pererecas!

É cada título! O Globo está muito sacaninha hoje.

PC na CCAA. Nem em Oxford eu receberia um tratamento igual




Acabo de chegar da faculdade CCCA, onde falei sobre Jornalismo em Blogs. Fui tratado como vip. Me senti o próprio Willian Bonner. Me pegaram em casa (e me devolveram), me levaram para uma salinha especial com biscoitinhos, canapés e cafezinho Sendas e ainda selecionaram os melhores alunos para assistir à minha palestra. Só de botafoguenses contei uns 10. E também fui entrevistado pela tv da CCAA. Deu vontade de passar o resto do dia com os alunos. O pessoal é bom de eventos. Organização nota 10.

Sorry, periferia.

Obrigado pelo convite. Espero ter contribuído.

As fotos são do Carlos Daniel, o popular Cebola, que aparece de boné na foto do grupo.

PC na CCAA

Estou indo fazer uma palestra sobre ... BLOGS ... na faculdade CCAA. Te cuida, Noblat!

PC também é cultura.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Documentário sobre as mudanças na Folha de S. Paulo

A Folha está de cara nova. Desde ontem. Já tinha falado sobre isso com meus alunos e voltei ao assunto hoje. O jornal de ontem (domingo, 22 de maio de 2010) publicou 12 páginas detalhando o projeto. Vale a pena ler no site da Folha. Vale a pena também ver o documentário sobre os bastidores das mudanças. Clique aqui.

Quando eu for um velho homem de imprensa vou querer ser igual ao Joaquim

Joaquim não resistiu aos apelos e voltou a escrever as histórias do "velho homem da imprensa". Aula de Jornalismo. Para ler é só passar a mãozinha. Joaquim deixa... eu publicar.

Como criar um blog de sucesso

O Globo Digital de hoje publica matéria sobre "Como criar um blog de sucesso". Vale a pena ler.

Olho no Lance!

Imperdoável. É muita falta de atenção. Não creio que seja sacanagem como imagina o anônimo que enviou o link para o Blog do PC (o blog mais imparcial da blogosfera). Antigamente isso dava demissão.

Deu no Lancenet.

Isso é o que se chama de título sacana. Mas o Dunga merece

Deu hoje no novo caderno de Esportes da Folha.

sábado, 22 de maio de 2010

Febeapá vive*: Mão Santa, cérebro ...

Deu hoje na coluna do Ancelmo.

* Febeapá: Festival de besteiras que assolam o país (Stanislaw)

Olho no Lance!

Atenção na edição, pessoal do Lance!

O Assaf é gente boa, bom professor e jornalista, mas é muito feio pra sair duas vezes.

Cabralzinho poderia ter dormido sem essa

De quem o Serginho não puxa o saco? Do Lula é a todo instante. Mas até desse Mauricinho?!

Deu hoje na coluna do Jorge Moreno, no Globo.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tudo o que você gostaria de saber sobre a nova reforma gráfica da Folha de S. Paulo

Acabo de receber a edição especial do "Jornalistas & Cia" sobre a nova reforma gráfica da Folha de S. Paulo. Entrevista exclusiva com Otavio Frias Filho. Eis o "lidão". Quer ler mais? Entre no site do J&Cia.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um professor trapalhão ... e taradão

Pesquei essa pérola lá no Dia online. Quer ler na integra? Clique aqui.

Globo online barrigou ou não barrigou? 2

Fiquei intrigado e fui apurar. Questão de dias. A moça alerta que a matéria afirma que "(...) se apresenta pela primeira vez no Brasil, no Canecão. (...)". Não é verdade, ele se apresentou há dias em Ceilândia, em BSB. A moça que fez a crítica está certa, mas não passou essa informação. Eu, por exemplo, entendi que essa outra apresentação teria sido há algum (muito ou pouco) tempo atrás.

De qualquer forma, Veja errou; digo, o Rio Show errou (ver post abaixo).

E é um bom exemplo para uma reflexão.

Globo online barrigou ou não barrigou?

Meu camarada PV, sempre atento, mandou o link. Fiz uma "gugada" rápida e não consegui descobrir se a Gisa 2010 está certa ou errada. Algo estranho há. O Ferrock 25 anos não é o atual?

Indústria da multa: o negócio é faturar


Ah se tivessem a mesma preocupação com a segurança, a saúde, a educação, os transportes...! Está hoje no Dia. Reparem no grande número de carros multados, veículos rebocados e carteiras apreendidas. Leiam as cartas que saem diariamente nos jornais sobre os desvios de conduta das operações. Quer le mais a reportagem do Dia? Clique aqui.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Isso é o que se chama de repórter que engoliu mosca


Deu no site do jornal "Hoje". Mas, cá entre nós, esse "entrou na boca dele" foi de lascar.

Repórter é vítima de e-mails falsos

E o caso do meu camarada Chico Otávio, excelente repórter do Globo?! Deu hoje na coluna "Por dentro do Globo". Se quiser saber mais, leia o jornal.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Que pena que acabou "Um dia na vida de um repórter"

Joaquim Ferreira dos Santos finalizou ontem no Globo a série "Um dia na vida de um repórter". Que pena que acabou. Li todas. E muitas vezes me identifiquei com as histórias do Joaquim. Vivi algumas situações parecidas.

Joaquim: escreva outras, transforme num livro que estarei na fila dos autógrafos.

Para ler é só passar a mãozinha no Joaquim; digo, na imagem.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mancadas da Internet: gato por lebre ou bola por bolinha


O site globoesporte.com estava dando chamada agora há pouco (13h45) para uma entrevista com o jogador Jobson, que quer voltar ao Botafogo. Só que quando você clica na imagem para ver a entrevista aparece uma matéria sobre tênis.

Curso de Jornalismo no Estadão

Pesquei no twitter do Pedro Dória.

Quer saber mais? Clique aqui.

Antologia do Colunismo: Dudu Nobre e a Lei Seca

Deu hoje na coluna do Ancelmo.

Modelo processa jornalista e quer passear na Disney

Modelo vai processar jornalista por insinuação de “golpe da barriga”

Da Redação

A modelo Renata Banhara vai entrar com uma ação contra a jornalista Flávia Noronha, do TV Fama, da Rede TV!. De acordo com nota publicada na coluna Olá, do Agora São Paulo, Flávia insinuou que Renata teria dado o “golpe da barriga” no cantor Frank Aguiar, com quem teve um filho.

“Ela como jornalista tem de ser imparcial. Vou processar e o dinheiro que ganhar vou usar com meus dois filhos na Disney”, disse a modelo.



Disney! Por que não Paris, Praga ou Amsterdã? São bem mais interessantes.

Pesquei no twitter do Comunique-se.