sábado, 23 de junho de 2007

Censura à Imprensa em Salvador


Censura: Justiça de Salvador manda recolher revista que traz críticas a prefeito local
Cristiane Prizibisczki/ Redação Portal IMPRENSA
A juíza Silvia Lúcia Bonifácio Andrade Carvalho, da 2ª Vara Cível de Salvador, determinou na última quarta-feira (20/06), o recolhimento dos 30 mil exemplares da 1ª edição da revista Metrópole e também proibiu rádio, site e blog do Grupo Metrópole, responsável pela publicação, de fazerem “referências explícitas ou implícitas, depreciativas ao nome, à honra, ao caráter, à intimidade, à vida privada e à imagem” do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), requerente do processo.

Um dia antes do lançamento da revista, na sexta-feira passada (15/06), cinco outdoors que reproduziam a capa da publicação foram retirados de pontos estratégicos da cidade. Com a chamada “A cidade no buraco – Salvador afunda em dívidas, lixo e bagunça”, o veículo trouxe reportagem com críticas à prefeitura e, na capa, a caricatura do prefeito com nariz de palhaço.

Carneiro alega que vem sofrendo “perseguições” do grupo desde que tomou posse, em 2004, ano em que já havia entrado com ação na justiça para tirar a rádio do ar. Na ocasião, o grupo recorreu e ganhou a causa. “Esta é a segunda tentativa [do prefeito João Henrique Carneiro] de nos calar. Queremos ter assegurada a nossa liberdade e o direito de poder criticar um político”, disse o diretor executivo da revista, Chico Kertész.

A decisão judicial também determina que seja cobrada multa de R$ 10 mil por cada dia que a revista circule e R$ 200 mil se qualquer veículo da rede Metrópole fizer alusão depreciativa ao prefeito de Salvador. Termina hoje (22/06) o prazo para o recolhimento da publicação, porém, Chico Kertész diz ser impossível que isso aconteça, pois, segundo ele, os exemplares já se esgotaram nos pontos de distribuição.

O grupo entrou na Justiça, na última quinta-feira (21/06), com pedido de Agravo para que a decisão da juíza seja revogada.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário: