domingo, 11 de janeiro de 2009

O ombudsman e o "anti-lulismo"

Hitler, Churchill, Obama, Lula e a relação entre físico e política
Carlos Eduardo Lins da Silva

Adolf Hitler tinha 1,73 m e 78 kg. Winston Churchill era mais baixo (1,70 m) e muito mais gordo (mais de 100 kg). Vistos à distância, sem camisa, o alemão causaria impressão mais favorável que o inglês à maioria das pessoas.É plausível afirmar que a maioria das pessoas também daria a Churchill avaliação bastante superior à de Hitler como líder nacional nos anos 1940.

Não há relação razoável entre forma física e desempenho político, administrativo ou de qualquer outra espécie que seja de interesse público. Na terça-feira, no entanto, a seção Folha Corrida teve a ideia de editar, juntas, fotos do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em passeios à beira-mar vestidos apenas com calção de banho.

O leitor Fábio Henrique Gomes considerou a comparação "ridícula". Disse ler a Folha há décadas e não lembrar de "algo tão grotesco por sua inutilidade e preconceito". Concordo.Há muitas razões para o jornal exercer o seu direito (e dever) de criticar o presidente da República. Sua aparência física não está entre elas.

Deu hoje na Folha.

Nenhum comentário: