segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Aula geral: "Mercado de trabalho"

Jornalistas na Câmara ganham mais que deputados
"A Câmara vai abrir dia 5 de março um concurso para contratar mais jornalistas. Hoje, cada deputado ganha um salário de 12 mil e 800 reais. O vencimento dos jornalistas da Casa é de 9 mil reais, por apenas cinco horas de trabalho diárias. Mas, com as gratificações, o valor pode chegar a 16 mil reais.
Há quatro anos, a Câmara tinha 63 jornalistas para diversas funções, por exemplo, na TV Câmara. Hoje, há mais que o dobro: 132 contratados. Todos ganham o mesmo salário: mais de 9 mil reais. O número de profissionais é digno de uma redação de um grande veículo de imprensa, mas a Câmara não tem a Comunicação como atividade principal.
Na ponta do lápis, a Câmara possui um jornalista para quase cada 4 deputados. Só que cada parlamentar já tem sua própria equipe de imprensa incluída nos gastos do gabinete. Com o concurso do mês que vem, serão mais 13 jornalistas contratados, além de 18 profissionais de outras áreas da Comunicação, como publicitários, radialistas e relações públicas.
O secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Willian França, afirma que o aumento do número é mesmo necessário.
Os 16 mil pagos aos jornalistas da Cãmara ficam bem longe do piso para a categoria no Distrito Federal - e do resto do país. O valor base varia entre mil e duzentos e mil quatrocentos e trinta reais, dependendo do tipo de trabalho. O salário dos jornalistas da Câmara também não encontra paralelo nos principais ministérios do governo.
O valor máximo nos ministérios chega a 6 mil e trezentos reais. Na Câmara, os contratados vão trabalhar 40 horas por semana.
Não foi só o número de jornalistas que aumentou na Câmara. De acordo com dados do Tesouro Nacional, o total de servidores ativos e inativos passou de 19 mil e quinhentos em dezembro de 2002 para 20 mil e setecentos em dezembro do ano passado. Em entrevista à Rádio BandNews FM, o novo presidente da Câmara confessou não estar por dentro do assunto, mas considerou alto o salário pago a jornalistas em Brasília, e prometeu apurar o caso."

Fonte: Blog do Noblat (Reportagem que foi ao ar, hoje, na BandNews FM)

Nenhum comentário: