domingo, 11 de fevereiro de 2007

Aula: Secretaria Gráfica (O melhor do Fotojornalismo 1)



Estética da dor alavanca concurso fotográfico
Principal prêmio de fotojornalismo, World Press Photo contempla imagem do contraste; brasileiro vence categoria
A 50ª edição do prêmio de maior prestígio do fotojornalismo mundial, o World Press Photo, consagrou ontem o americano Spencer Platt, da Getty Images, com a impactante fotografia de um grupo de jovens libaneses passeando em um bairro arrasado no sul de Beirute após o conflito entre Israel e o Hizbollah.
Para a jurada Michele McNally, a imagem "tem a complexidade e a contradição da vida real e o caos".
A imagem é simples, nos faz olhar a sociedade na sua modernidade e oferece a possibilidade de nela se rever, numa tomada de consciência. "Não fiquei surpreso ao ver um carro com jovens ricos e fashion passeando pelos destroços. Beirute sempre foi para mim uma cidade de contrastes e sobreposições" diz Spencer.
Neste ano, 4.460 fotógrafos de 24 países inscreveram 78.083 imagens nas dez categorias do concurso. O tom predominante é o de denúncia.
Além de imagens avulsas, o WPP contempla histórias narradas numa série de fotos. É o caso do brasileiro João Kehl, vencedor da categoria de Ensaios Fotográficos sobre Esportes com a história de uma academia de boxe montada sob um viaduto no centro de São Paulo.
A pluralidade do concurso incentiva o consórcio entre sensibilidade social, provocação surrealista e senso estético. Operários da imagem transformam-se em caçadores de emoções, fatos e movimento, embalsamam a "verdade" para o futuro, amanhã, depois e sempre. A realidade convertida em símbolo da realidade.

Fonte: TONI PIRES (EDITOR DE FOTOGRAFIA - Folha de S. Paulo)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u104526.shtml

Nenhum comentário: