terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Aula Geral (Reflexão) Opinião no Jornal Nacional


OPINIÃO NO JN!
Ontem (12 de fevereiro) no JN, o casal locutor - Bonner e Fátima - introduziu uma conversa em família sobre o caso do menino João. O máximo de informalidade na pergunta a Fátima sobre a entrevista com os pais da criança. Respostas e comentários entre si, opinando - Bonner e Fátima - sobre o caso. Uma inovação.

Para quem assistia, a opinião não era da emissora, mas opiniões pessoais, como se estivessem em família, do casal.

Em artigos recentes no jornal o Globo, o diretor executivo de jornalismo da TV Globo -Ali Kamel- defendia a tese que no jornalismo se deve ter o máximo de objetividade na cobertura dos fatos. E opiniões, só em editoriais. Mas ontem o JN inovou.

Foi além da opinião editorial, além da opinião do tipo-âncora,( Casoy por exemplo), e avançou para um tipo de opinião informal, casual, em família. É possível que isso dê mais força a opinião e sensibilize mais a audiência. No entanto, vale a pena avaliar do ponto de vista do jornalismo esta inovação. Especialmente o que acha o jornalista Ali Kamel dela.

Fonte: Ex-Blog do César Maia

Nessa o prefeito "jornalista" acertou. Reparei nisso ontem. Achei uma novidade interessante e fora dos padrões globais. Bom assunto pra refletir sobre o envolvimento dos repórteres nas notícias.

Nenhum comentário: