terça-feira, 4 de março de 2008

Eles erraram


Por falta de tempo, não postei duas das críticas publicadas na coluna do ombudsman da Folha, Mário Magalhães, no último domingo. Vale a pena ler. A outra está no post seguinte.
Considerações sobre os "Erramos"
Recebi da jornalista Suzana Singer, secretária de Redação da Folha (área de edição), um comentário sobre a correção de erros de informação.
Ei-lo: "O ombudsman chamou a atenção, em sua coluna de 10 de fevereiro, para a demora na publicação dos "Erramos". Do dia em que saiu o erro até a correção, a média é de 7,34 dias [balanço de 2007]".
"No entanto, o gráfico acima mostra que a maioria dos "Erramos" (55%) é publicada em até três dias. Isso não significa, porém, que a Redação se contente com esse desempenho -é nosso objetivo tornar as correções ainda mais ágeis."
Contextualizo: nenhuma publicação brasileira retifica seus erros como a Folha. A seção "Erramos" fornida não é sinal de fragilidade jornalística, mas de pujança. Todos erram, só alguns se corrigem.
Claro que a média de tempo para as retificações é inflada pela demora e rebaixada pela rapidez. Não parece um bom resultado que mais de 130 correções tenham esperado, em 2007, pelo menos três semanas para sair.
Em quatro anos de tabulação, a espera média começou em sete dias e assim permanece, sem avanço algum.
É possível melhorar? Os últimos dados indicam que sim: em fevereiro de 2008, o jornal corrigiu 127 erros de informação, salto de 33% em relação aos 96 do mesmo mês do ano anterior. O tempo entre a veiculação do erro e a correção foi de 6,88 dias, menos que a média de 2007. Ela pode cair muito mais, em benefício dos leitores".

Nenhum comentário: