domingo, 30 de março de 2008

Quem foi que disse que os jornais vão acabar?


Costumo dizer aos meus alunos que "jornal é para a elite", que não vão acabar, que são formadores de opinião, etc e tal. A Folha de hoje publica uma pesquisa interessante, produzida pela agência FSB. Um dado interessante:
" (...) O resultado mostrou que os jornais estão no topo da lista -nada menos do que 69,9% dos entrevistados disseram preferir esse meio como a primeira fonte de informação. (...)". Eis a íntegra da matéria.


Pesquisa aponta a Folha como o jornal preferido na Câmara
Entre 246 deputados federais entrevistados pela FSB, 84,6% escolheram o jornal como sua principal fonte de informação

"O Globo" está na segunda colocação, com 49,2%, e "O Estado de S. Paulo", com 32,9% da preferência dos parlamentares, é o terceiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa com deputados federais indica que a Folha é o jornal preferido como fonte de informação na Câmara -84,6% dos parlamentares escolheram o jornal como o de sua preferência na leitura diária. Realizado no final de 2007, o levantamento procurou identificar, de forma espontânea, os três jornais preferidos pelos parlamentares na Casa.
Logo depois vem o jornal "O Globo", apontado por 49,2% dos deputados como um dos três de sua preferência para se informar diariamente. Na terceira posição está "O Estado de S. Paulo", escolhido por 32,9% dos parlamentares.
A quarta posição no ranking é do "Correio Braziliense", com 32,1%. Aparecem ainda na lista "Valor Econômico" (11,8%), "Jornal do Brasil" (6,1%) e "Gazeta Mercantil" (4,1%). Outros jornais totalizam 44,2%.

A soma ultrapassa os 100% porque o levantamento perguntou quais os três jornais preferidos, sem apresentação de uma lista dos veículos aos entrevistados.
Elaborada pela FSB Comunicações, empresa de comunicação corporativa, a pesquisa ouviu 246 dos 513 deputados federais. Foram entrevistados parlamentares de todas as regiões e de 17 dos 20 partidos políticos do Congresso, distribuídos de forma praticamente proporcional ao tamanho de suas bancadas.

Principal fonte
O levantamento buscou identificar ainda outros aspectos da mídia em relação à Câmara, como a principal fonte de informação dos parlamentares. O resultado mostrou que os jornais estão no topo da lista -nada menos do que 69,9% dos entrevistados disseram preferir esse meio como a primeira fonte de informação.
Os telejornais foram escolhidos como a segunda principal fonte de informação -41,9%. Pelos dados do levantamento, sites e blogs na internet ainda estão longe de jornais e telejornais. Foram apontados por 12,6% dos deputados como a principal fonte de informação e 13% como a segunda.

Diretor-executivo da FSB em Brasília, Wladimir Gramacho disse que os dados "revelaram que, apesar do avanço das novas tecnologias de comunicação, os jornais impressos continuam tendo um lugar muito relevante no processo de informação e de formação de opiniões dos deputados".
A pesquisa também buscou identificar a preferência dos deputados quanto aos telejornais, revistas e rádios. No caso dos primeiros, o "Jornal Nacional" (60,6%) e o "Jornal da Globo" (39,4%), ambos da TV Globo, lideram a lista dos três preferidos dos deputados. Em terceiro surge o "Jornal da Record" (39,4%).
Entre as revistas, os deputados escolheram "Veja" (77,9%), "IstoÉ" (47,8%) e "Época" (40,2%). No caso das rádios, a CBN é a mais ouvida (63,8%), seguida da Band News FM (20,3%) e Câmara (15,4%).

A pesquisa identificou ainda a preferência partidária pelos jornais. O resultado indicou que 96,3% dos tucanos ouvidos escolheram a Folha como um dos três de sua preferência. Depois vêm petistas (92,3%) e integrantes do DEM (76,7%).
Já no caso de "O Globo", 57,7% dos deputados petistas optaram pelo jornal carioca. Tucanos estão em segundo, com 55,6%, e democratas em terceiro, com 46,7%. "O Estado de S. Paulo" tem maior preferência entre os democratas (56,7%), seguidos dos tucanos (48,1%) e petistas (32,7%).

Nenhum comentário: