segunda-feira, 10 de março de 2008

FACHA inaugura nova Biblioteca



Na última sexta-feira pedi aos alunos de Técnica de Reportagem que produzissem uma matéria sobre a inauguração da nova biblioteca da FACHA. Fizemos um pequeno "tour" pela biblioteca, ainda na fase final da obra, e a coordenadora Leila Daha passou as informações para os alunos, que escreveram a matéria no mesmo dia, no laboratório. Embora ainda possa melhorar, o texto que mais gostei foi o da Luana Villaça, publicado abaixo. Eis, na íntegra. Não mudei uma vírgula.

"A FACHA INAUGURA MAIS UM NOVO PROJETO!!
Luana Villaça
Está chegando a grande hora!! Na segunda-feira próxima, dia 10/03/2008, a FACHA inaugura parcialmente sua nova Biblioteca. Dotada de um amplo espaço e surgindo com inúmeras novidades, este novo empreendimento visa um acesso mais fácil dos alunos ao local, já que agora, este lugar sagrado de pesquisa se encontra no pátio do campus 1 ao alcance de todos. Outro objetivo com a obra foi a melhoria do conforto durante a estadia dentro do recinto e a segurança por este oferecida, já que o peso proporcionado pelos livros (um acervo tamanho de nada menos que 20.000 títulos, compreendendo em torno de 250 periódicos, 300 DVDs e 1.200 fitas VHS sobre diversos assuntos, entre outros) se tornava perigoso no 3º andar da faculdade.
Falando em 3º andar, um grande ponto relatado pela coordenadora de Bibliotecas da FACHA e responsável pela mesma existente no Campus 1, Leila Dahia, é o fato de que com essa reestruturação foram feitas novas salas de aula para os alunos, dando-lhes também melhores condições de estudos.
Para o total atendimento de todos os freqüentadores da biblioteca, que antes já obtinha uma média de visitação diária de 500 alunos/dia e agora quer triplicar este número, conta-se com a ajuda de atualmente 6 funcionários, sendo 3 à tarde e 3 à noite e já que se recebe muitas visitas de alunos e ex-alunos também de outras universidades como PUC e UFRJ, nada mais coerente do que uma infra-estrutura interna que comporte este montante. Para isso, este novo projeto manterá 120 boxs de guarda-volumes onde 32 já estão instalados e os quais serão condição sine qua non para a permanência dos alunos dentro do espaço. Além disso, existirão 2 salas de vídeo que também servirão como salas de estudos em grupo, 1 sala específica para orientação de grupo ou monografia pelos professores e outra sem a necessidade da presença deste, um grande salão de leitura contendo 9 computadores para pesquisas na Internet e acesso ao acervo e a uma das maiores novidades, uma sala de leitura individual contendo 35 boxs com iluminação própria e mais 4 especificamente elaborados para atender aos deficientes físicos da instituição, o que mostra a inteira preocupação desta para com seus alunos.
Bem, como pode-se ver é um grande projeto que mais cedo do que se espera estará em vigor, funcionando para melhor atender aos seus estudantes. Embora não saibamos quanto foi gasto neste projeto, com certeza o Senhor Miguel Alonso, idealizador do projeto o realizou com uma inabalável precisão de detalhes e bom gosto. Aproveitemos então o temos como benefício – Visitem a Biblioteca FACHA!!".

A foto foi tirada com o meu celular.

Nenhum comentário: