quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Quem lê jornal sabe mais. Quem lê a Folha sabe muito mais?

Folha é o jornal mais lido por jornalistas
Pesquisa Barômetro da Imprensa mostra que jornal é o preferido por profissionais de mídia do Brasil

A pesquisa Barômetro da Imprensa, feita com 563 jornalistas de todo o país, mostra que a Folha é o jornal mais lido pelos profissionais de mídia no Estado de São Paulo: ele foi indicado por 73,1% dos entrevistados, contra 62,7% de "O Estado de S. Paulo" (cada jornalista podia fazer até duas indicações).

A Folha também lidera a pesquisa entre os jornalistas dos demais Estados do país, com exceção apenas do Rio de Janeiro, onde aparece em segundo lugar, com 32,2% das indicações -atrás de "O Globo" (69%), mas bem à frente do "Jornal do Brasil" (5,7%). Fora do eixo São Paulo-Rio, a Folha recebeu 62% das indicações, seguida por "O Estado de S. Paulo" (24%), "O Globo" (20,2%) e "Zero Hora" (10,6%).

O Barômetro da Imprensa é uma pesquisa bimestral realizada pela FSB Comunicações com jornalistas de todo o país. Ao todo, são 39.772 profissionais cadastrados em veículos impressos (56,7% do total), televisão (15,9%), rádio (15,5%) e veículos on-line (11,8%).

Em março deste ano, outra pesquisa feita pela FSB Comunicações com 246 dos 513 deputados federais mostrou que a Folha também é o jornal preferido na Câmara dos Deputados: 84,6% dos parlamentares indicaram o jornal como sua principal fonte de informação, seguido por "O Globo" (49,2%), "O Estado de S. Paulo" (32,9%), "Correio Braziliense" (32,1%) e "Valor Econômico" (11,8%).

Leitura

O levantamento divulgado ontem mostra que os jornais são lidos diariamente por 82,2% dos jornalistas de todas as mídias, e algumas vezes por semana por outros 13,5%.
De acordo com a pesquisa, a imprensa constitui hoje a segunda principal fonte de informação dos jornalistas -a primeira é a internet: sites e blogs são citados por 56,7% dos profissionais de mídia; os jornais aparecem em seguida (27,5%), seguidos pelo rádio (6,8%), TV (3,4%) e revistas (2,7%).

Os profissionais de televisão são os que manifestam maior preferência pelas informações dos jornais (33,8%), seguidos pelos jornalistas dos próprios veículos impressos (32,5%).

Questionados sobre qual é sua segunda principal fonte de informação, 37,8% citaram os jornais, e 29,8%, a internet.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: