quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Jornalismo, mídia e notícias são palavras do século passado", diz Chris Anderson, editor da Wired



Acabei de pescar no twitter do Blue Bus.

'Jornalismo, midia e noticias sao palavras do século passado', diz Anderson

15:30 Chris Anderson, editor chefe da Wired e autor dos livros 'A Cauda Longa' e 'Free', deu uma entrevista digamos niilista para a Salon. Reproduzimos o inicio da conversa abaixo. Leia a integra aqui. Obrigado ao Helio Muniz pelo link. Noticias sobre jornais no Blue Bus. 29/07 Blue Bus

Sr Anderson, vamos falar sobre o futuro do jornalismo

Esta vai ser uma entrevista muito irritante. Eu nao uso a palavra "jornalismo".

OK, e sobre os jornais? Eles estao com problemas sérios nos EUA e em todo o mundo

Desculpe, eu nao uso a palavra "midia". Nao uso a palavra "noticias". Nao acho que essas palavras signifiquem mais alguma coisa. Elas definiam as publicaçoes no seculo 20. Hoje, elas sao um obstáculo. Elas estao empacadas no nosso caminho como uma carruagem sem cavalos.

Que outras palavras você usa?

Nao há outras palavras. Estamos em um desses períodos em que as palavras do seculo passado nao tem mais significado. O que noticias significa para você, quando a grande maioria das noticias é criada por amadores? As noticias estao vindo de um jornal ou de um grupo jornalistico ou de um amigo? Eu nao consigo chegar a uma definiçao para essas palavras. Aqui na Wired, paramos de usa-las.

Espere um minuto. O chamado jornalismo colaborativo e os blogueiros mudaram o significado de 'midia'. Mas sem a midia jornalistica tradicional eles, na verdade, nao teriam muito a fazer. A maioria dos amadores comenta o que a imprensa de qualidade noticia. Entao, você leu jornal esta manha?

Nao".

Nenhum comentário: