WASHINGTON, EUA (AFP) — O YouTube lançou nesta segunda-feira uma página dedicada ao ensino de técnicas de jornalismo, com a participação de profissionais famosos como Bob Woodward, do caso Watergate. O Centro de Jornalistas do YouTube Reporters, localizado no endereço http://www.youtube.com/watch?v=AL3CeFUp5EI&eurl=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fuser%2Freporterscenter&feature=player_profilepage , oferece uma série de vídeos sobre jornalismo investigativo, jornalismo cidadão, sobre ética na profissão e como realizar uma entrevista.
O vídeo de cinco minutos sobre jornalismo investigativo é apresentado por Woodward, o famos repórter do Washington Post que revelou o escândalo Watergate, levando o presidente Richard Nixon (1969-1974) a renunciar ao cargo.
Apresentadora de notícias da CBS News, Katie Couric, por sua fez, fala sobre como realizar uma boa entrevista, enquanto que Ariana Huffington, co-fundadora e editora-chefe do site The Huffington Post, discute o "jornalismo cidadão".
O colunista do New York Times Nicholas Kristof dá instruções sobre reportagens numa zona de conflito "sem receber um disparo".
Outros vídeos incluem "Como registrar notícias na hora com seu celular" e "Como construir uma audiência no YouTube".
O site explica a iniciativa como uma tentativa de ajudar os "jornalistas cidadãos" a aprender como informar.
O YouTube, propriedade do Google, também convida os usuários a fazer uploads de vídeos para "compartilhar seu conhecimento com jornalistas cidadãos de todo o mundo".
http://www.youtube.com/watch?v=AL3CeFUp5EI&eurl=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fuser%2Freporterscenter&feature=player_profilepage
O vídeo de cinco minutos sobre jornalismo investigativo é apresentado por Woodward, o famos repórter do Washington Post que revelou o escândalo Watergate, levando o presidente Richard Nixon (1969-1974) a renunciar ao cargo.
Apresentadora de notícias da CBS News, Katie Couric, por sua fez, fala sobre como realizar uma boa entrevista, enquanto que Ariana Huffington, co-fundadora e editora-chefe do site The Huffington Post, discute o "jornalismo cidadão".
O colunista do New York Times Nicholas Kristof dá instruções sobre reportagens numa zona de conflito "sem receber um disparo".
Outros vídeos incluem "Como registrar notícias na hora com seu celular" e "Como construir uma audiência no YouTube".
O site explica a iniciativa como uma tentativa de ajudar os "jornalistas cidadãos" a aprender como informar.
O YouTube, propriedade do Google, também convida os usuários a fazer uploads de vídeos para "compartilhar seu conhecimento com jornalistas cidadãos de todo o mundo".
http://www.youtube.com/watch?
Seria cômico se não fosse sério.
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