sexta-feira, 3 de julho de 2009

O twitter vai matar os blogs? Ou: cada um no seu quadrado?

Pesquei no twitter do BlueBus. O texto é da Luciana van Deursen Loew.

5 razões pelas quais o Twitter está assassinando os blogs | veja quais são

O blog Shiny Shiny publicou uma matéria interessante partindo da afirmação - feita por Charles Arthur, editor de tecnologia do Guardian - de que o Twitter estaria matando os blogs. De acordo com a matéria, que divulga números anunciados pelo NYT, apenas 7,4 milhoes de blogs foram atualizados nos últimos dias. Parece muito, mas nao é - esse número representa míseros 5% do total de blogs existentes na web, que é de 133 milhoes. Ou seja - 95% dos blogs estão abandonados.

Mas por quê? O Shiny Shiny tenta explicar de forma bem didática - primeiro, porque é mais fácil escrever no Twitter, 140 caracteres sao sempre mais simples do que vários parágrafos. Consequentemente, o segundo motivo - é mais fácil também para quem lê. Em terceiro, vem o fato de que no Twitter, as pessoas respondem - bem mais divertido. Somado a esses argumentos, em quarto lugar, vem outro forte - todo mundo está no Twitter. Todo mundo mesmo. Não só os amigos, mas os ídolos, a Lindsay Lohan, os iranianos, o Obama. E então vem o derradeiro argumento - o Twitter oferece comunicação exigindo muito menos exposição. Qualquer um pode estar lá sem ter que ficar dando informação sobre si (apesar dos exibidos estarem mesmo em todos os lugares).

Isso não significa que os blogs vão morrer. Mas significa, sem dúvida, uma transição em massa e - por que não - uma "ordem na casa", que faz com que cada um ocupe seu devido lugar e deixa os blogs para quem tem realmente conteúdo (ou paciência) para escrever.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom pc.
to no twitter: @analurangel, passa lá

PC Guimarães disse...

Vou lá. Valeu.