sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Marcelo Tas e os blogs

Deu no blog do prêmio Comunique-se. Destaco um trecho com a entrevista com o Marcelo Tas. Corrigi um "a mais de cinco anos" que estava no texto oroginal.

"Blogueiro mais de cinco anos, nesse período adquiriu uma grande experiência. Em entrevista ao Blog do Prêmio Comunique-se, conta um pouco sobre a importância de ganhar o Prêmio Comunique-se e novas mídias.

Qual a importância de ganhar o Prêmio Comunique-se?

Marcelo Tas -
É extremamente feliz ter um prêmio para comunicadores e jornalistas onde os eleitores são os próprios colegas, acho essa ideia precisa e muito adequada. Acredito que a gente trabalha para ter contato com o público e agora com todas essas tecnologias, a gente tem que ouvir mais o público, então, nada melhor que ouvir a voz dos colegas.

Qual a importância de ganhar um prêmio como melhor blog?

Tas -
Quando ganhei o prêmio de melhor Blog do portal Comunique-se, foi uma emoção tão grande, primeiro, porque os colegas que disputavam comigo são meus ídolos, no caso, o Ricardo Noblat e o Ancelmo Goes. Para mim já foi uma afirmação de que vale a pena se dedicar tanto a isso tudo e brigar tanto e por outro lado acredito que tem uma importância muito grande porque é foi de maneira aberta e também numa noite solene, acredito que nos jornalistas às vezes somos muitos “bobinhos”, temos medo dessa exposição, ficamos com um certo pudor do reconhecimento profissional. Acho que não tem nada disso, os jornalistas também são seres humanos, apesar de não parecer, são seres humanos com defeitos e com vaidades, por isso, fiquei muito feliz, honrado, mexido e emocionado de ganhar o prêmio de melhor blog do Comunique-se.

O blog é como se fosse um segundo trabalho?

Tas -
O blog hoje é uma ferramenta que atravessa todas as outras coisas que o jornalista faz. Quem trabalha na televisão, jornal, revista ou rádio, vê que o blog é um veículo que liga tudo isso, é onde você testa coisa, apura informação, dispara informação, recebe informação, enfim, é uma ferramenta muito apropriada para esses tempos cheios de ruídos e boatos que a gente vive, ao contrário de espalhar mais ruídos e mais boatos, para mim, o blog é uma ferramenta de depuração desta avalanche de conteúdo que circula diante de nossos olhos.

Qual o espaço que o blog ocupa no seu dia-a-dia?

Tas -
O Blog fica o dia todo comigo, por exemplo, agora ele está aqui dentro do meu bolso, na hora que vou para a bancada fazer o programa aqui na Band, o CQC, às vezes no intervalo dou uma checada para ver o que o pessoal está falando, capto algumas frases, mensagem ou sentimento que chegue do outro lado. Hoje vivemos nessa rede, a importância de viver na rede é que a gente finalmente começamos a ouvir, principalmente o telespectador, coisa que a aqui na televisão a gente nunca fez.

Qual blog você acompanha e indicaria?

Tas -
São tantos blogs, é difícil indicar apenas um blog, se eu for indicar um blog agora, quantas pessoas que estão vendo vão ficar “bravinhas” comigo.

Como surgiu o seu interesse por novas mídias?

Tas -
Sempre tive interesse por novas mídias. Quando era criança, por exemplo, a nova mídia que ganhei de presente foi um radinho portátil, eu era muito criança, tinha nove anos de idade e dormia ouvindo aquelas ondas curtas, aqueles noticiários de final de noite, como se estivesse navegando na internet, uma internet a lenha, lá no interior de São Paulo em Ituverava. Então, eu sempre tive amor pela comunicação e interesse em ampliar a minha consciência do mundo através das ferramentas disponíveis, naquela época um radinho AM e hoje o Twitter, celular, a internet, as comunidades, os blogs e os portais.

Nenhum comentário: