sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Cuidado com a grafia de nomes: "João Saldanha, uma vida em jogo"





Estou lendo a biografia de João Saldanha, escrita por André Iki Siqueira. Belo livro! Não consigo parar de ler. Mas o autor deu uma escorregada feia na grafia do nome do meu ex-aluno e querido amigo Marcos Eduardo Neves. Na descrição das fontes, chama Marquinhos de Marcos Eduardo "Novaes" (página 544); no texto, de "Carlos" Eduardo Neves (página 83). Quer dizer: o colega misturou Marcos Eduardo Neves com Carlos Eduardo Novaes. Marcos é citado no livro por causa da biografia que escreveu sobre Heleno de Freitas.
Mas vale a pena ler o livro.

12 comentários:

naumphode disse...

Caro Mauricio,
já havia detectado o erro de revisão e será corrigido na próxima edição. Grato pelo comentário elogioso.
Abraços,

naumphode disse...

Caro Mauricio,
já havia detectado o erro de revisão e será corrigido na próxima edição. Grato pelo comentário elogioso.
Abraços,

PC Guimarães disse...

Que Maurício!?? Eu hein!
Em todo o caso, obrigado pela visita meu nobre Andrew. E essas coisas acontecem. Já passei da metade.

PC Guimarães disse...

Vc é o próprio André?

naumphode disse...

Desculpe, meu caro PC, con^fundi tudo. Como vi uma foto do Mauricio logo acima, achei que o blog fosse dele.
Sou eu mesmo, André Iki Siqueira.
Abraços,

PC Guimarães disse...

Obrigado pela visita, desculpe pela crítica. Mas acho que fui elegante, né? Isso acontece. O Marcos foi meu aluno e é meu amigo. Já viu o livro, claro, e, como bom observador, viu o erro. Mas vida que segue, né? Temos algo em comum, meu caro. Sou praticamente nascido e criado no Grajaú. E sempre fui fã do João Saldanha. Sou botafoguense. Felizmente! Gosto de coisas diferentes; não gosto de mesmices.
Gostaria de conversar com vc sobre a possibilidade de agendarmos uma entrevista que será feita por alunos. O que vc acha? É uma divulgaação a mais, e um treinamento bom pros alunos. Aluno pra mim é amigo e minha amizade com eles continua fora das salas de aula. Por isso, podemos fazer esse papo nas férias.
Aguardo retorno. Meus alunos lucrarão muito com o "João sem medo".
grande abraço

PC Guimarães disse...

Sobre o Maurício: esse sacana é que nem o Velho Guerreiro; está sempre confundindo. Estarei com ele na terça no Prêmio Esso.

naumphode disse...

Vamos marcar a entrevista. Um dos meus maiores interesses é justamente apresentar o João para os jovens.
Estou à disposição.
Abraços,

PC Guimarães disse...

Vaeu, André. Vou passar meu tel e e-mail pro Mário Magalhães. Vc pega com ele, ok?

PC Guimarães disse...

Já mandei e-mail pra vc, André.

DANTE disse...

Parabems ao criador de um livro muito necessario. A anterior biografia era muito simples para esse grande perssonagem pai da identidade do futebol do Brasil e que o fizera ser penta. Na Argentina foram dadas recentemente um ciclo de conferencias onde foi resgatado e apresentado como o grande revolucionario que foi, e ate aforam vistas umas entrevistas de BBc que les foram feitas faz quase 40 anos.

Anônimo disse...

Sinceramente acho que o nosso saudoso Saldanha ainda merece uma biografia definitiva. Essa, com todo o respeito, parece que foi escrita por algum jornalista do PArtidão. Faltou chama, paixão, emoção, enfim faltou João Saldanha.

Com todo o respeito...