terça-feira, 20 de novembro de 2007

Escritores Jornalistas

Taí. Gostei muito da coluna do Cony, hoje, na Folha. Essa discussão é tão antiga quanto alguém dizer que assessor de Imprensa não é jornalista. Ninguém deixa de ser jornalista; alguém pode deixar de ser repórter, editor etc.

Escritores jornalistas
Carlos Heitor Cony
A Associação Brasileira de Imprensa iniciou as comemorações de seu centenário, e o Audálio Dantas, vice-presidente da entidade, realizou com sucesso o 1º Salão do Jornalista Escritor, no Memorial da América Latina, aí em São Paulo. De certa forma, todos os escritores se consideram jornalistas - eventualmente escrevem em jornais ou revistas, são membros de associações da classe e dos sindicatos.
O critério para estabelecer quem é escritor é fácil: basta ter um livro publicado. Para definir o jornalista é mais complicado. Delfim Netto escreve em jornais há mais de 50 anos, mas não se considera um jornalista, embora seja um colunista e articulista dos mais conhecidos e freqüentes.

Entende-se como jornalista aquele que teve vivência nas Redações, dando horário, exercendo funções que resultam no jornal do dia seguinte. Há escritores-jornalistas que colaboram na imprensa mas são incapazes de fazer a legenda de uma foto, o título em duas colunas da própria reportagem que escreveram.

Lembro o caso de um embaixador de carreira, bom romancista, excelente poeta. Em momento de vacas magras, foi ser redator de uma revista aqui no Rio. Recebeu o layout com uma foto para fazer a legenda. Num tempo pré-computador, o diagramador indicou o tamanho: 1, 42. O redator teria de fazer uma frase com uma linha de 70 batidas de máquina de escrever mais 42 batidas, num total de 112.

O escritor passou a manhã medindo com uma régua a frase que achava apropriada para servir de legenda àquela foto. No fim do dia, devolveu o layout ao diretor da redação, dizendo ser impossível fazer uma frase de um metro e 12 centímetros para identificar a foto do ex-presidente Café Filho tomando um coco pelo canudinho.
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: