sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Dica do blog: Filmes sobre Jornalismo 1 ("A montanha dos sete abutres", de Billy Wilder)



Acabo de rever após alguns anos o filmaço "A montanha dos sete abutres" (1951), de Billy Wilder, que também dirigiu "A primeira página", sobre Jornalismo. Aluguei na locadora do Estação Botafogo. "A primeira página" é um dos melhores filmes sobre Jornalismo que já vi na vida. Às vezes mostro para os alunos. Destaco uma fala do repórter interpretado por Jack Lemmon:

"Jornalistas? Um bando de malucos, com caspa nos ombros e buracos nas calças, a espreitar por orifícios de fechaduras, a acordar pessoas no meio da noite para lhes perguntar o que pensam de Aimee Simple, a tirar fotografias de velhinhas e das suas filhas que são violadas no parque. A para quê? Para entreterem empregadas de balcão. E, no dia seguinte, alguém enrolar a primeira página em volta de um peixe".

É certo que hoje poucos vendedores enrolam peixe com jornal; há papéis melhores. No filme "A montanha dos sete abutres" tem três frases que chamam a atenção e servem como dica de reflexão sobre a ética na profissão:

"Eu já menti para homens que usam cinto e também para homens que usam suspensório, mas não seria tão estúpido a ponto de mentir para um homem que usa cinto e suspensório".

"Um homem preso numa mina é melhor do que 84. Você lê sobre 84 pessoas, ou sobre um milhão, como na fome da China, e esquece. Mas um homem é diferente: você quer saber tudo sobre ele".

"Sou um ótimo repórter, para grandes histórias e para pequenas histórias. E, se não houver história nenhuma, eu saio pra rua e mordo um cachorro".

Quem quiser saber mais sobre Jornalismo no Cinema, sugiro o livro "Jornalismo no cinema", organizado por Christa Berger. É da Editora da Universidade (do Rio Grande do Sul) e vem com um CD Rom com filmografia, sinopses e fichas técnicas de filmes.

Nenhum comentário: