quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Blog do professor pc recomenda: livro sobre Venezuela


É indicado pela Caros Amigos. Vale a leitura. É preciso - sempre - ouvir os dois lados. A Grande Mídia dá a versão dela. O autor esteve lá e tem outra leitura do país de do seu presidente. Há dois outros livros interessantes, que já citei aqui: "Venezuela", de Pablo Uchoa, e "Hugo Chávez sem uniforme", de Cristina Marcano e Alberto Barreto Tyszka.

O resumo:
VENEZUELA – Povo e Forças Armadas, Autor: Izaías Almada

O que fazem as emissoras de televisão, o rádio, o cinema, as agências de notícias, a publicidade, os grandes jornais e revistas pertencentes a fortes grupos capitalistas, senão proceder a uma gigantesca lavagem cerebral que nos induz a um pensamento único de aceitação da ideologia que sustenta o próprio capitalismo?

Por quê tentam nos exigir agora uma obediência cega a um internacionalismo comandado por uma nação poderosa como os Estados Unidos da América, sob a ameaça de um poder militar que conta com armas nucleares, com armas de destruição em massa, químicas e biológicas, mas negadas àqueles que discordam do seu pensamento único, da “sua” democracia?

Por que temos todos que comer hambúrgueres e pizzas Hut, beber Coca-Cola, usar tênis Nike e assistir a filmes de terror e efeitos especiais ou ler best-sellers de sexo, drogas, corrupção e violência, onde os conceitos de humanismo e solidariedade mal cabem numa caixinha de fósforos?

Estes são apenas alguns dos questionamentos que Izaías Almada procura elucidar neste brilhante livro. Venezuela: Povo e Forças Armadas traz a história recente da Venezuela no melhor formato do jornalismo investigativo. Oferece ao leitor a informação da real Venezuela, e não a Venezuela que é pintada pela grande mídia brasileira e internacional.

Nenhum comentário: