domingo, 9 de dezembro de 2007

Cony e a merda

Cony tem lá algumas coisas esquisitas, mas tem também boas sacadas.

Chávez e Cambronne
Carlos Heitor Cony

"Ainda bem que as coisas mudam em quase todos os setores, inclusive na imprensa. Sou de um tempo em que não se podia escrever a palavra "câncer" nos jornais. Os secretários de redação (não havia ainda os editores) escreviam por cima: "insidiosa moléstia".
Durante alguns anos, Graciliano Ramos exerceu, no "Correio da Manhã", funções que seriam as de um "copy desk" antecipado. Lia os textos da reportagem, tinha acessos de cólera quando encontrava um "entrementes". Dizia em voz alta: "Entrementes é a pqp!". Ainda hoje não se deve escrever o palavrão por extenso, mas esse dia ainda chegará.
Lembrei essas coisas ao ler, na Folha de quinta-feira passada, reportagem sobre o desabafo do presidente Hugo Chávez sobre a derrota que ele sofreu no referendo da Venezuela.
Em letras grandes, o título chamava para o texto: "Oposição teve vitória de "merda", afirma Chávez".
Creio que tenha sido a primeira vez em que vi a palavra em tipos grandes e em negrito, como é praxe usar em títulos. Mas, durante anos, autores parnasianos e de sensibilidade vernácula usavam uma expressão erudita para designar a mesma coisa. Referiam-se ao general francês Pierre Cambronne, que, ao perder a batalha, descera do cavalo e reclamara: "Merde!".
Era o palavrão de Cambronne, que comandou em Waterloo o último escalão da Velha Guarda de Napoleão. Ficou de bom tom evitar a palavra e usar a expressão que o tornou célebre. Referir-se a Cambronne ficou sendo uma prova de erudição e bom gosto, como a citação das rosas de Malherbe.
O mais estranho é que a mesmíssima palavra é uma das mais usadas no dia-a-dia do francês. Antes de entrar em cena, os artistas se beliscam e dizem "merde", que equivale a um voto de boa sorte.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: