terça-feira, 12 de agosto de 2008

Blog do professor pc recomenda: livro "O que os chineses não comem", de Xinran



Estou acabando de ler. Muito interessante. Gosto de ler sobre a China - e não é de hoje, com as Olimpíadas. Já postei aqui, em épocas diferentes, outros livros sobre a China.

Quer saber mais sobre o livro da Xinran, clique no texto que "pesquei" no site do Le Monde Diplomatique Brasil:

http://diplo.uol.com.br/2008-06,a2465

Eis um trecho:

" (...) A julgar por O que os chineses não comem, coletânea de colunas publicadas no jornal inglês The Guardian, pela jornalista e escritora Xinran, a China também não cessa de causar espanto nos próprios chineses. Nascida em Pequim, Xinran vive na Inglaterra desde 1997. Volta para a China ao menos uma vez por ano e a cada viagem surpreende-se com a rapidez das mudanças na sociedade chinesa – e também com a persistência de velhos comportamentos que gostaria de ver esquecidos para sempre.

Xinran apresentou o primeiro programa de rádio chinês de aconselhamento pessoal. O programa, uma novidade no país, onde recato e discrição eram (e ainda são, em menor escala) exigidos das mulheres, foi um sucesso. Centenas de cartas mensais traziam relatos que mostravam uma China que muitos chineses desconheciam ou pensavam ser coisa do passado. Xinran investigou vários dos missivistas, e as histórias que recolheu geraram seus livros As boas mulheres da China e Enterro celestial (ambos publicados no Brasil pela Cia. das Letras). Miss Chopsticks, seu último livro, é baseado em lembranças de sua família. Todos se tornaram best-sellers internacionais. (...)"

Nenhum comentário: