terça-feira, 7 de outubro de 2008

Gabeira, a tanga e a toalha. O que é bom para a Imprensa é bom para a prefeitura do Rio?




Assim que acordei hoje de manhã, vi a foto de Gabeira na Folha. Fui dar aula e somente na hora do almoço vi que quase todos os jornais do Rio tinham dado a foto. Só o JB não deu. Furado, mais uma vez. Cometi o artigo abaixo. Com direito a ilustração, claro. E me recuso a comentar sobre as duas fotos. O tempo é cruel.

A toalha do Gabeira
O que é bom para a Imprensa, é bom para a Prefeitura do Rio?


Paulo Cezar Guimarães

A voz continua a mesma, mas o seu “corpitcho”!!!

1980. O jornalista mineiro Fernando Gabeira volta do exílio da Suécia e quer ir à praia. Sem roupa de banho, nem mesmo um calção, diz a lenda que ele pediu socorro à prima Leda Nagle, que lhe emprestou uma tanguinha lilás de crochê.

A foto é destaque em toda a Imprensa e até hoje (literalmente) é reproduzida.

2008. Depois de chegar ao segundo turno nas eleições para Prefeito do Rio, Gabeira volta a ser “flagrado” usando roupa de banho. Ou melhor, uma toalha de banho, que enrolou no corpo após tomar banho na piscina do Flamengo.

A foto é destaque em toda a Imprensa. E tudo indica que vai ter vida longa.

Dois tipos de comentários:

1)“Ele fez de propósito para aparecer e virar notícia”.

2) “A Imprensa fez de propósito para prejudicá-lo. Para passar a imagem de que ele é ´gay´”.


Façam suas apostas.

Eu era repórter de O Globo nos anos 80. Depois de alguns meses de marasmo, cobrindo o final do governo Chagas Freitas, que não falava com a Imprensa, fui escalado para cobrir o Palácio Guanabara, durante o primeiro governo Leonel Brizola. Como diria Evandro Mesquita, da Blitz: “Que felicidade!”. Passei a dar primeira página quase todos os dias.

Um dia, Brizola se recusou a atender professores em greve, e se “escondeu” no outro Palácio, o Laranjeiras, que usava para audiências e reuniões e eventos. Primeira página. Com direito a ilustração de humor. No outro dia, foi para o exterior sem comunicar à sua própria equipe, e um de seus assessores esqueceu um bilhete em cima de uma mesa, informando aos colegas que “o governador viajou, sem avisar ninguém”. Outra primeira página. Um garçom de um restaurante da cidade foi ao Palácio Guanabara cobrar do secretário de Governo Cibilis Vianna outra conta pendurada do cacique deputado Mário Juruna, eleito na “onda” brizolista. E tome primeira página! E foram muitas.

Não quero discutir a questão política da candidatura de Gabeira e suas alianças. Mas se ainda estivesse no Globo trabalhando como repórter, é claro que eu torceria pelo Gabeira.

De um lado, Eduardo Paes, todo certinho, todo arrumadinho, educado, bem vestido, com frases feitas. Um autêntico “Mauricinho”. Ou um “Bundinha”, como disse Leonel Brizola, certa vez, ao se referir ao deputado federal Rubem Medina, então candidato do PFL à Prefeitura do Rio. De outro lado, um ex-guerrilheiro, ex-seqüestrador, defensor do consumo de maconha, com fama de “gay”, mas que escreveu um livro chamado “O crepúsculo do macho”. Virou deputado federal, foi reeleito várias vezes, destaque na Mídia ao pedir o impeachment do também deputado Severino Cavalcante. Quem vai esquecer a frase?: "V.Excia. está em contradição com o Brasil, sua presença é um desastre para o Brasil. Ou V. Excia. fica calado, ou vamos iniciar um movimento para derrubá-lo".

O que vem mais por aí? A Imprensa vai estar de olho. E gostando. E o que é bom para a Imprensa, é bom para a Prefeitura do Rio?

2 comentários:

Anônimo disse...

O que achei mais ridículo, foi a capa de ontem do Globo. De um lado, foto do Eduardo Paes "nos braços do povo", de outro, o Gabeira enrolado numa toalha. Achei patético o contraste.

Anônimo disse...

Com tanga, sem tanga, sou mais Gabeira.
Roupa se tira, se bota , se lava se troca, caráter não.
Não sei peorque este engomadinho do Paes me reporta ao COllor?! heeh porque será!?

Adorei as imagens e vou salvar pois na época eu era desligada e nem tinha visto, só ouvia falar heehehh
Vc viu o vídeo do debate? af que hipocrisia do filhote de Pinóquio o Pinóquio é o Cabral.
Pinoquinho falando que os Ricos quando precisam de médico têm plano de saúde k até parece que ele usa o SUS né? Eu começo tendo raiva depois vou ao NOJO,e depois não tem volta, estou com nojo do Paes.
Abraço