Deu no Portal da revista Imprensa:
Pesquisa mostra que quase 70% dos italianos acham que os jornalistas mentem
Uma pesquisa telefônica realizada com duas mil pessoas pela empresa italiana AstraRicerche mostrou que 68% dos italianos consideram os jornalistas mentirosos, enquanto 60% acham que os profissionais são pouco informados e 52% acreditam que eles não são independentes.
No entanto, segundo o estudo, a maioria dos entrevistados considera a informação jornalística indispensável; 38% deles definem a utilidade do jornalismo como "altíssima", 16% a acham "alta" e 19% "média". Somente 15% dos entrevistados consideram "pouca" a utilidade da informação, e para 12% deles não há importância.
Carlo Malinconico, presidente da Federação Italiana de Editores e Jornalistas, afirmou estar "francamente surpreso com os dados da pesquisa" - apresentado durante uma conferência em Milão da Ordem dos Jornalistas da Lombardia, região do norte da Itália. "Além generalizar, é uma pergunta fortíssima, e tem um alto percentual de italianos para os quais a leitura do jornal é fundamental", declarou.
"De fato, o julgamento social sobre os jornalistas está em contínua queda", afirmou o autor da pesquisa, Enrico Finzi, destacando ainda que "existe uma enorme demanda por boa informação", informou a agência de notícias Ansalatina.
Letizia Gonzales, presidente da Ordem dos Jornalistas da Lombardia, disse que pela primeira vez na Itália os profissionais de mídia "se deparam com uma analise científica e, de modo explícito, com os problemas do jornalismo, a partir da ótica do leitor".
"Análise científica"!
Paul McCartney e Nancy Shevell oficializam a união em cartório de Londres
-
Londres: ontem (09/10), O casal Paul McCartney e Nancy Shevell
oficializaram a união em Malyrebone, Londres, em uma cerimônia fechada a 30
convidados e que...
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário