sábado, 13 de junho de 2009

Sobre blogs: "Internauta brasileiro é exibicionista e ingênuo", diz advogado em blog

Estou corrigindo trabalhos. Um dos temas de uma das turmas foi "Entrevista com blogueiros". A aluna Andrezza Nicolau entrevistou o jornalista e professor mineiro Ivan Satuf. Visitei o blog dele http://problemasinterativos.blogspot.com/ e pesquei dois posts interessantes: uma dica sobre o livro "Blogs.com" http://www.sobreblogs.com.br/ e uma palestra sobre internautas com o advogado Alexandre Atheniense.

Internauta brasileiro é exibicionista e ingênuo, diz advogado
Os internautas ainda não estão preparados para enfrentar os limites da lei no ciberespaço. Em pior situação estão alguns milhões de usuários brasileiros que, segundo o advogado Alexandre Atheniense, são exibidos por natureza, adoram estar na crista da onda, mas também são “extremamente ingênuos”.

O desconhecimento da legislação, aliado ao descumprimento de medidas básicas de segurança, levam o internauta à condição de vítima ou, ainda pior, a se tornar um potencial criminoso, por vezes sem saber por quê. Atheniense é especialista no assunto e, com base em uma larga experiência jurídica, denuncia algumas armadilhas da rede.

Segundo ele, muitos blogueiros não sabem que são responsáveis não apenas por seus posts, mas também pelos comentários e qualquer tipo de intervenção de terceiros. Como as tecnologias mais recentes favorecem o anonimato, os ataques, principalmente à honra, são bastante comuns.

“Qualquer conteúdo ilícito inserido em um blog, seja pelo próprio editor ou por um comentarista está sujeito a reparação cível ou criminal dependendo do conteúdo da informação”, adverte o advogado. Por isso, a moderação é essencial.

2 comentários:

Andrezza Nicolau disse...

Opa! Que legal meu nomezinho por aqui! que honra teacher! haha
Legais esses posts do Ivan, também gostei ! Navegando na internet, a gente acaba achando umas coisas interessantes para lermos!
valeu PC! Beijo!!

Anônimo disse...

Bem interessante esta matéria, e venho pensando neste problema têm alguns meses. Sou membro da Microsoft New Zealand e acompanho as revoluções no ciberespaço mas procuro me reter a apenas observar. Outro dia resolvi dar uma espiada nos blogs brasileiros e tambem em sites de relacionamento no Brasil: fiquei horrorizado com o nível de ingenuidade dos seus usuários e autores. Os blogs que na verdade s'ao di[arios pessoais, tornaram-se rapidamente sites de entretenimento onde os seus autores expõe somente terceiros e os sites de relacionamento deixam a impressão de venda pessoal. Cada um quer mostrar mais do que o outro, desde o novo carro (com placa e tudo) até o novo apartamento com número e local bem especificados. Fiquei muito preocupado, pois vi estes e outros problemas gravíssimos entre amigos e familiares. O que deveríamos fazer para reeducar os nossos queridos brasileiros com relação ao uso da internet? Para pensar...
Um abraç, Ricardo Cezar