sexta-feira, 5 de junho de 2009

O futuro do Jornalismo. "The Printed Blog". Será? Tiago Dória critica


Quer ter uma ideia do que é o "The Printed Blog"? (citado no post abaixo). Leia o texto do Tiago Dória:
O gueto do The Printed Blog

Começou mal o projeto The Printed Blog. Nem ia comentar sobre o assunto aqui, no blog, até por que todo ano aparece alguém que quer fazer um jornal gratuito com conteúdo de blogs - na Itália, a rede Blogo.it já fez isso e, na Espanha, há experimentos com o Monzogo. Joshua Karp, empresário criador do The Printed Blog, não é o primeiro nem será, provavelmente, o último a fazer isso.

Ou seja, não é algo inédito e menos ainda um novo modelo de negócios. Dividir receita de publicidade com quem produz conteúdo (no caso, blogueiros)? Sustentar um jornal impresso local com publicidade local ? Os jornais de bairro fazem isso há um tempão.
Mas como alguns leitores pediram, vou comentar sobre o que achei do projeto, um jornal com distribuição gratuita que tem a proposta de ser todo feito com material de blogs (posts) e "conteúdo gerado por usuários" (UGC).

Quando vi o release do Printed Blog fiquei com um pé atrás, mais um projeto que se preocupa demais com quem produz o conteúdo do que o conteúdo em si (como se o fato de o conteúdo ser produzido por blogueiros, por si só, fosse atestado de qualidade).

Na 1ª edição, que deveria ter um peso extra, mostrar a que veio (básico de qualquer projeto de comunicação), o conteúdo é fraco. Os textos, em sua maioria, são frios e podem ser lidos em qualquer época do ano. A parte visual do The Printed Blog, que poderia ser um diferencial, é decepcionante. As cores são boas, mas a diagramação é burocrática. É a mesma coisa do começo ao fim. Parece um jornal de escola (com todo o respeito, há jornais de escola muito mais interessantes). Com a visibilidade no impresso, Karp diz que o projeto é para incentivar os blogs. No entanto, ele esquece uma das coisas mais legais e importantes dos blogs - uma questão ambiental comum nos debates sobre mídia lá fora, mas que sempre fica de fora aqui, no Brasil.
Os blogs informam e entretêm sem degradar o ambiente, são ecológicos, não gastam papel. Como se fossem jornais baseados em "tecnologia verde" (para usar um jargão da moda).

Neste sentido, passar posts para o impresso seria dar um passo para frente e dois para trás.
E ainda. Pela minha experiência com blogs, citações e publicações de textos em jornais impressos nem sempre se refletem em tráfego ou novos leitores para o blog - até por que, na maioria das vezes, são públicos diferentes (impresso e online). Geralmente, no impresso, a pessoa somente vai ler você novamente se publicar outra coisa no próprio impresso. A não ser que o seu blog esteja dentro do site do jornal, o que não é o caso do The Printed Blog.

A maioria dos textos é republicação de posts, numa transposição grosseira entre mídias. Alguns textos apontam para links que não podem ser visitados (claro, está no impresso), deixando a experiência incompleta. É a mesma coisa que querer transpor à força um programa de rádio na TV… são mídias eletrônicas, mas são coisas diferentes. No caso, blogs e mídia impressa, existem questões de diferença de texto, ritmo e, principalmente, de estrutura de pensamento. Por que não convidar os blogueiros a escrevem textos exclusivos para o jornal?

Não tenho nada contra projetos que fazem blogueiros ou textos de blogs passear entre várias mídias, mas acredito que, nesta altura do campeonato, não deveria ser feito dessa forma amadora. O que fizeram com Markos Moulitsas (foto acima) e Brian Stelter foi bem mais profissional e com resultados consistentes para os seus respectivos trabalhos.

Enfim, eles foram convidados para estar dentro da estrutura da mídia impressa produzindo conteúdo e alcançando um público maior. E não nas beiradas, em guetos (jornal de blogueiros) ou 2ª divisão de portal de notícias.

Vejo o projeto de Karp mais como um experimento acadêmico (vamos ver como é essa transposição dos blogs para o impresso) e não um produto em si. Se esse projeto, de forma rápida, perder esse caráter e se tornar realmente um produto com resultados e não apenas "espuma", será uma surpresa.

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