sábado, 12 de maio de 2007

Canal da Imprensa

Márcia Alonso me manda a dica sobre o Canal da Imprensa.

O que é o Canal da Imprensa ?
Canal da Imprensa é a revista eletrônica de crítica de mídia do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho.

De natureza temática e com periodicidade quinzenal, a revista é um espaço reservado aos alunos de Comunicação Social, contando, inclusive, com a supervisão de professores e colaboração de profissionais da imprensa.

A revista Canal da Imprensa está sob coordenação do professor Allan Novaes, tendo como editor-assistente o aluno do terceiro ano de Jornalismo Tales Tomaz. O jornalista Wendel Lima atua como ombudsman da revista, supervisionando a produção dos articulistas e repórteres.

Como surgiu?

A revista eletrônica Canal da Imprensa foi idealizada pelo professor Ruben Dargã Holdorf e concebida pelos alunos do segundo ano de Comunicação do Unasp, em meados de 2001. Após um ano em experimentação, somente em 21 de agosto de 2002 seu primeiro número conquistou as páginas da internet.

Em 2005, o Canal modernizou seu espaço visual e redefiniu sua proposta editorial. Sob a liderança do Observatório da Imprensa, Monitor de Mídia e SOS Imprensa, o Canal participou da criação da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa na universidade (Renoi) e agora atua não apenas analisando criticamente a mídia, mas também promovendo a implantação de projetos de mesma natureza em outras instituições de ensino superior.

Quais são seus objetivos?

Sua linha editorial orienta os articulistas a analisar e criticar o papel da mídia brasileira e internacional. Suas abordagens não permitem o proselitismo religioso nem a propaganda política.

Em sua análise da mídia, Canal da Imprensa assume o compromisso de lutar pelos direitos de expressão e consciência, assegurados pela Constituição Brasileira de 1988, sem esquecer-se, contudo, da responsabilidade social e ética que deve reger a produção jornalística e editorial dos meios de comunicação.

O Canal da Imprensa acredita que a mídia deve prestar contas à sociedade de tudo aquilo que divulga, veicula ou publica, e que por esse motivo o conteúdo desta revista eletrônica serve como um observatório que 1) critica o conteúdo e a produção jornalística da mídia no Brasil e no exterior; 2) aponta investidas abusivas ou desrespeitosas da mídia sobre a opinião pública e a manutenção da cidadania; 3) analisa tendências dos meios de comunicação em sua função informativa, comercial e ideológica, sem esquivar-se de identificar suas causas e até antecipar possíveis efeitos sobre a sociedade.

Quer saber mais?
http://www.canaldaimprensa.com.br/somos.htm

Nenhum comentário: