domingo, 6 de maio de 2007

Jornalistas e mordomia

Um dos textos do ombudsman da Folha hoje. Esse é um problema sério - e antigo. Hoje estou correndo, em breve vou comentar esse assunto. Vale a pena ler.

Os jornalistas e a boquinha
Alguns jornalistas que cobrem as atividades da Câmara recebem favores da Casa, na forma de um plano de saúde extensivo às famílias. Houve 1.874 consultas em 2006, todas pagas pelos contribuintes.
O segredo sobre a mordomia, que durava 15 anos, foi revelado em abril pelo repórter Ranier Bragon. Como escrevi na crítica diária, "a reportagem remete à melhor tradição do Projeto Folha, de também jogar luz sobre favorecimentos a jornalistas e conflitos de interesses no jornalismo".
A Câmara prometeu acabar com a boquinha. Alegou sigilo médico para não divulgar quem usufruiu dela.
O colunista Janio de Freitas observou: "Não foi pedida a relação dos motivos de consulta, que poderia justificar o sigilo. O pedido foi só da relação de atendidos, mesmo que em possíveis atendimentos emergenciais justificáveis".
Ao ocultar as identidades, os deputados permitem a suspeita sobre os quase 500 jornalistas credenciados. Um leitor indagou se a Folha as escondeu porque algum profissional seu estaria incluído.
Perguntei à Redação sobre a lista, e a Sucursal de Brasília respondeu: "Conforme foi relatado nos textos publicados, a Casa se recusou a divulgar o nome dos atendidos, sob a alegação de sigilo médico".
Eis outro bom desafio: descobrir e noticiar a lista.

Nenhum comentário: