sábado, 12 de maio de 2007

Matando a cobra e mostrando o pau



Amigos
A partir de hoje vou publicar algumas reportagens que realizei ao longo da vida (do lado esquerdo do peito, digo, da página). Começo com algumas mais recentes, publicadas no Jornal da Vale, que editei durante dois anos. Tempo suficiente para ganhar mais um dos 14 prêmios que ganhei da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Vixe! Os que me chamam de "pavão" vão se deliciar. Mas eu ganhei, pô!
Para ilustrar essa novidade, e aproveitando que dei uma pesquisada em antigas edições do Jornal da Vale, destaco acima duas matérias feitas pela minha ex e brilhante aluna Cláudia Manhães (que sabe tudo do idioma de Machado) sobre a "sincronia".

A idéia de fazer uma matéria sobre o "Deu branco" surgiu durante uma aula minha, há alguns anos. Um aluno disse que queria sugerir três pautas para a realização de um trabalho. Sugeriu duas; esqueceu a terceira. Disse: "Ih, professor: deu branco!". "Gostei dessa", eu respondi. E ele: "Como assim? esqueci. Deu branco mesmo!". "Então, é essa a matéria: Deu branco", respondi de novo. Foi a primeira vez que vi essa matéria ser publicada. Depois saiu no extinto caderno da "Família", de O Globo, no Jornal da Vale e na revista Você. O curioso é que saiu quase que simultâneamente no Jornal da Vale e na revista Você.

Nenhum comentário: