segunda-feira, 14 de maio de 2007

Veja, a revista que se perdeu



VEJA
A revista que se perdeu
Lúcio Flávio Pinto

Era impossível enfrentar Veja naquele final da década de 1960, quando a revista surgiu, comandada por Mino Carta. Em entrevistas coletivas, por exemplo, o repórter de Veja apenas acompanhava a cena, enquanto nos digladiávamos para tirar do personagem informações que ele não tinha ou não queria fornecer. Encerrada a coletiva, o entrevistado ia dar uma exclusiva ao repórter de Veja, sem se preocupar em melindrar os pobres trabalhadores das letras, deixados ao relento. O prestígio da revista então era semelhante ao do repórter da Rede Globo, guardadas as diferenças de fundo (e que fundo!).

Depois passei a freqüentar a redação de Veja, como parte da equipe de Raimundo Rodrigues Pereira na edição especial de Realidade sobre a Amazônia e, em seguida, como correspondente da revista em Belém. Tinha grandes amigos e excelentes mestres. Perdi a pista de alguns deles que me eram muito caros, como Maurício Benassato (que depois foi agitar a Gazeta Mercantil e em seguida sumiu). Outros continuaram como referências, mesmo quando discordávamos, o que era freqüente.

Com todos os exageros e abusos dos seus yuppies e dândis, Veja mereceu o respeito que teve durante boa parte da sua história. A informação era apurada com rigor, os textos eram escritos com cuidado, as pautas eram brilhantes e os editores sabiam o que faziam. O produto que ia para as prateleiras das suas páginas tinha o melhor valor de mercado em cada momento de apresentação da revista. Sujeita ao banzo da época, subindo e descendo conforme a pressão, Veja era uma referência, uma leitura obrigatória.

Caminho marcado

Essa Veja, porém, não existe mais. Mesmo quando ela apura suas matérias com aplicação e competência, ao dar-lhes forma as distorce ou traveste com uma linguagem de rinha de briga de galo. O que aprendemos a admirar naqueles primeiros tempos de convivência com repórteres da revista era o que resultava dessa apuração: um texto elegante, que não abdicava do principal, a informação correta. Hoje a linguagem é um desvario, na qual tudo é permitido, da grosseria ao humor de maus bofes.

As matérias publicadas recentemente sobre Jader Barbalho e Ana Júlia Carepa abrigam informações que precisam ser consideradas, porque são verdadeiras. Mas a forma nega o conteúdo. A forma é acessória, mas quando quem a elabora lhe concede o primeiro plano, compromete a credibilidade da revista junto ao seu leitor, ainda quando a publicação tenha razão. É impossível, sem deixar de considerar a razão, e até mesmo dando-lhe prioridade, não deixar de perguntar a que interesses da revista serve essa razão.

Jogando fora padrões e princípios que lhe deram a excepcional perenidade que alcançou, Veja provoca a desconfiança do leitor. Seria como se aparecesse com pérolas nas mãos uma pessoa metida na lama entre os porcos. Pode-se pensar que essas pérolas não são de quem as carrega, mas que foram roubadas. Ou são falsas. Veja, infelizmente, parece que desceu a essa condição, talvez derrubada do seu pedestal pelas trapalhadas e circunstâncias da Editora Abril. Não será assim que a empresa irá se recuperar. Será exatamente assim que uma revista importante desaparecerá, se continuar assim.
Reproduzido do Jornal Pessoal nº 390, 2ª quinzena de abril/2007

Nenhum comentário: