sexta-feira, 11 de julho de 2008

Matéria sobre Última Hora na revista Imprensa



A revista Imprensa de julho está nas bancas. Ainda não li. Mas parece interessante essa matéria sobre a digitalização do acervo do jornal Última Hora. Abaixo trecho da matéria publicada no site Portal da Imprensa.

Contra as traças, bytes
Por Julia Baptista

Arquivo Público de São Paulo e AMD selam parceria para digitalizar acervo do Última Hora, agora disponível na internet. Exemplo bem-sucedido é uma exceção entre os arquivos, que enfrentam a ação do tempo, falta de financiamento e dificuldades na área tecnológica

A manchete "Passeatas proibidas - Estudantes reúnem-se para traçar novos rumos" estampava a primeira página do jornal Última Hora de 6 de julho de 1968. Na noite anterior, o ministro da Justiça divulgara uma nota oficial recomendando aos governadores que não permitissem passeatas, porque estariam "gerando intranqüilidade e perturbando a ordem pública". Em dezembro daquele aano, o Ato Institucional n.5 deu início ao período mais violento do regime militar.

O episódio aconteceu há 40 anos, mas graças a uma parceria inédita do Arquivo Público do Estado de São Paulo e a AMD - empresa fabricante de chips e processadores - essa e mais de 40 mil páginas digitalizadas do Última Hora podem ser consultadas hoje livremente na internet. Importante documento para pesquisadores, professores, estudantes e jornalistas, o acervo digitalizado conta com exemplares de 1956 e 1955 e de 1961 a 1969.

Por ser uma instituição estatal, o Arquivo não pôde receber a verba diretamente da AMD. Para viabilizar a utilização desse recurso, o órgão público contou com o apoio da Associação dos Amigos do Arquivo (AAA), que comprou softwares e colocou a página do projeto no ar. Os servidores de acesso da informação via internet estão equipados com processadores da AMD.

"Habilitar a população a ter acesso, via web, a essa parte importante da história brasileira foi uma coisa que calhou muito diretamente com o nosso foco de inovação", explica José Antônio Scodiero, presidente da AMD na América Latina. De acordo com o executivo, financiar um projeto como esse vai ao encontro do perfil da empresa. "Identificamos-nos muito com a história do jornal Última Hora, que tinha uma característica de empresa inovadora, que estava sempre à frente", compara Scodiero.

Nenhum comentário: