domingo, 22 de abril de 2007

Folha foi preconceituosa?


Leitores vêem preconceito; será? --------------------------------------------------------------------------------
Não reconheço racismo e preconceito nos dois episódios, mas em um deles o jornal foi infeliz; como ouvidor gostaria de conhecer mais opiniões
--------------------------------------------------------------------------------

A FÓRMULA 1 revelou um piloto de 22 anos, Lewis Hamilton, que já é fenômeno de mídia. Na segunda, a Folha contou que o britânico "transformou-se no primeiro novato a chegar entre os três primeiros nas três etapas iniciais do Mundial".
Antes lembrou, como fizera em muitas edições, que o jovem magrinho é "o primeiro negro a competir na categoria máxima do automobilismo".
No mesmo dia, o leitor Juan Antonio Peñaranda escreveu ao ombudsman: "Acho um absurdo a importância que os senhores dão ao fato de o sr. Lewis Hamilton ser negro. Duvido que, se ele fosse russo ou chinês ou de qualquer outra raça, dariam o mesmo destaque. Considero essa atitude eminentemente racista".
Seguiu-o o leitor Felipe Critis Secol: "Por que ficar falando toda hora [que se trata do primeiro negro da F-1]? [...] Parem com isso!"
Na terça, o leitor Marcelo Alessandro de Souza voltou ao tema do preconceito, "perplexo" diante do que classificou como uma "barbaridade".
No desenho que ilustrou o massacre no qual um estudante matou 32 pessoas nos EUA, um quadro mostrou -para Souza- "um negro disparando contra vítimas brancas".
Ele pergunta: "Se o suspeito era asiático, segundo a reportagem, como podemos admitir uma reconstituição dos fatos [assim]? Pelo visto, a nossa tragédia social, aquela da discriminação e do preconceito, é reforçada dia a dia, principalmente entre a classe média".
De fato, mesmo ignorando que o assassino era coreano, as notícias já davam conta de que testemunhas o identificaram como asiático.
O editor de Arte da Folha, Fábio Marra, discorda do leitor: "O atirador foi desenhado de costas porque, até aquele momento, não tínhamos a confirmação de sua etnia. A tonalidade mais escura só foi usada para dar profundidade ao desenho. A arte não mostra um negro, é só um desenho sem cor nem traço definido".
São controvérsias de grande subjetividade. Não reconheço racismo e preconceito nos dois episódios. Em um deles, contudo, o jornal foi infeliz.
Respeito a opinião divergente dos dois leitores, mas creio que a Folha acerta em sublinhar a condição de Hamilton. Ele é o único negro, em 700 pilotos que já correram em um esporte de elite. É notícia, há relevo jornalístico.
Sobre a ilustração, concordo com Marcelo de Souza: trata-se de um homem negro (ou mulato), de pele escura e cabelo crespo, disparando contra pessoas de pele clara. É uma informação errada.
Como ouvidor, gostaria de conhecer mais opiniões. A Folha está certa ou errada? O que você pensa?"
Fonte: Folha de S. Paulo (Ombudsman Mário Magalhães)

Eu acho que os dois erraram e os dois acertaram. O pessoal que viu "pelo em ovo", como diria meu amigo Baroncelli; e o desenhista que deu uma de "migué", como se dizia antigamente.

Nenhum comentário: