quinta-feira, 26 de abril de 2007

Sobre blogs

Meu aluno e blogueiro Filipe Cerolim mandou a contribuição abaixo. Muito interessante.
Apenas 2% da blogosfera fala português
Grande permanência on-line e uso de sites como Orkut não se reflete nos blogs.
Porcentagem pode ser justificada pelo acesso superficial da web no Brasil.
O Brasil é campeão de horas on-line e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado em abril pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera -- apesar de aparecer entre os 10 idiomas mais “blogados”. Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%.

Leia também
Silvio Meira comenta os 10 anos de (r)evolução


http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7421-archive_2007_04_13_12,00.html

“Em relação a outros números da internet do Brasil, isso é pouco. Nos últimos meses temos sido campeões nas horas de acesso, e o MSN e o Orkut são dominados por brasileiros”, disse ao G1 Fábio Flaschart, professor da área de internet do Senac São Paulo. “Mas existe um crescimento muito grande, com a popularização de ferramentas para a criação de blogs, que o usuário iniciante pode utilizar.”

Os outros idiomas que estão entre os mais utilizados são o chinês, com 8%; o italiano e o espanhol, com 3% cada; russo e francês com os mesmos 2% que o português; e alemão e persa, com 1%. O persa é a novidade da lista, impulsionado pelo crescimento no número de blogueiros do Oriente Médio, especialmente no Irã. A porcentagem restante, 5%, é composta por outros idiomas em menor proporção.

A baixa representatividade no universo dos blogs em relação à quantidade de pessoas que falam português no mundo pode ter explicação no modo como se utiliza a internet no Brasil, país que responde pela maior parte dos falantes do idioma. “O consumo da web aqui é muito mais passivo. Uma coisa é ter acesso, outra é usar o ciberespaço como ferramenta da expressão. Apesar da popularização do PC e da internet, o aprofundamento ainda é muito superficial”, explica Flaschart.

E é justamente esta questão que faz com que o japonês seja o idioma mais presente nos blogs. Apesar de não ter a mesma abrangência mundial que o inglês, “a facilidade de acesso que os japoneses têm a instrumentos digitais é enorme, os aparatos e o acesso são muito fáceis e baratos”, conta o professor.
Utilização

O Technorati monitora mais de 75 milhões de blogs, e observa a criação de 120 mil novas páginas do tipo todos os dias pelo mundo, além de cerca de 1,5 milhão de novos posts por dia. O número de blogs entre as páginas mais visitadas no mundo também cresceu: hoje, há 22 nesta lista, contra 12 da anterior, correspondente à pesquisa divulgada em outubro de 2006 -- mostrando maturidade e solidificação.

“Antigamente, o blog era apenas um diário digital. Hoje empresas, meios de comunicação, professores e outros profissionais constróem suas páginas nesse formato. Com isso, aumentam sua inserção entre os usuários”, explica Flaschart.

O horário e a quantidade de postagens também são dados interessantes para mostrar como atua a comunidade dos blogs em cada idioma. Os posts em inglês e em espanhol costumam aparecer de maneira semelhante em todos os horários do dia, ao contrário dos em japonês, chinês e italiano, que têm publicações mais restritas a determinados períodos do dia, confirmando sua menor distribuição geográfica no globo. Com o monitoramento dos horários das postagens feito pelo Techorati, observou-se também que há uma grande quantidade de blogueiros utilizando o horário de trabalho para colocar conteúdo na web.

Fonte: G1

Nenhum comentário: