sábado, 28 de abril de 2007

Onde está o lead? (Renato Maurício Prado)

A história abaixo é do tempo das laudas e foi publicada hoje na coluna do Renato Maurício Prado, em O Globo. Como vocês podem comprovar, houve uma época em que repórteres sabiam apurar, mas não sabiam escrever. Houve?

"Essa é verídica e aconteceu no Jornal do Brasil, nos anos 60. Arthur Parahyba, repórter de faro atilado mas texto confuso (coisa normal, nas redações de outrora), chegou atrasado e esbaforido à seção de esportes, avisando ao editor Oldemário Touguinhó:

— Tenho uma grande história lá da Federação!

E mais não disse, nem lhe foi perguntado. Correu para a máquina para escrevê-la. Como a edição já estava praticamente fechada e a maioria dos redatores se preparava para ir embora, Oldemário escolheu um deles, para esperar a "matéria" e "penteá-la (no jargão jornalístico, fazer a leitura, corrigir erros e, se preciso, reescrever o texto para melhorar o estilo):

— Robertão, você fica para ler o Parahyba!

Com a bolsa já a tiracolo (sim, naquele tempo usavase bolsa a tiracolo), Luís Roberto Porto aceitou a missão a contragosto e decidiu tomar um café, enquanto o Parahyba ia escrevendo, freneticamente, lauda após lauda (sim, naquele tempo, escrevia-se, com máquinas, em laudas de papel, pois não havia computador — nem internet, nem celular...). Na volta do café, nada de o texto ficar pronto. E o Pa-
rahyba já tinha empilhadas, quatro ou cinco laudas.

— Posso ir lendo, para adiantar? — pediu o Robertão, ao repórter.

— Claro, vai em frente!

E o redator leu a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta...

— Oldemário, onde é que começa isso? — perguntou, baixinho, ao editor, aproxi-
mando-se, discretamente, da mesa do chefe.

— Mas como você não sabe onde começa?!? Está de má vontade só porque eu lhe escolhi pra ficar de plantão, esperando pelo Parahyba? Me dá aqui! — trovejou o editor.

Roberto lhe entregou as laudas e o Oldemário leu a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e...

— Parahyba, vem cá! Onde é o "lead" (o início) desse raio?

E o repórter, que a esta altura já produzira mais umas quatro laudas, levantou-se, resmungando:

— Estão querendo me gozar? Como não sabem onde começa? Dá aqui...

Ele próprio, leu a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta folhas e, após alguns segundos de hesitação, disparou:

— Ah, misturaram tudo, agora nem eu sei..."

Esse finalzinho é exclusivo para os leitores do blog:


"Detalhe que só apurei hoje, graças a um e-mail do Robertão. A notícia em questão era a eleição do João Havelange para presidente da antiga CBD... (risos)" (Renato)

Nenhum comentário: