sábado, 20 de outubro de 2007

Jornalista precisa de formação continuada, Eugênio Bucci

Deu no Observatório da Imprensa. Publico o início.
RESPONSABILIDADE DA IMPRENSA
Jornalista precisa de formação continuada
Por Eugênio Bucci

Quarto e último artigo de uma série de quatro, sob o título geral "A imprensa e o dever da liberdade – A responsabilidade social do jornalismo em nossos dias".

Persiste em parte das redações, ainda, a tristonha presunção de que o jornalismo se faz e se aprende "na prática": se o sujeito leu uns livros bons, tem vocabulário acima do comum, é curioso e esperto, vai brilhar. Assim é que esse ofício se firmou e se reproduz, com base na ilusão de auto-suficiência. Talvez ela bastasse até meados dos anos 1970, mas hoje é apenas vã. O jornalismo, como as demais atividades, impõe a seus praticantes que estudem.

É verdade que temos jornalistas notáveis que nunca foram à universidade, assim como, no passado, também tivemos bons dentistas que não tinham diploma. Ainda hoje, aliás, há parteiras no interior que, sem ter passado pela faculdade, trazem crianças ao mundo. Não se pode mais pretender, porém, que a imprensa atinja bons níveis sem ter pontes com a pesquisa e com a capacitação aprofundada. Estudar com método, se já não era no passado, é no presente parte integrante da responsabilidade social do jornalista. (...)

Quer ler mais?

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=455IMQ001

Nenhum comentário: