domingo, 28 de outubro de 2007

Ombudsman da Folha e o "jabá" das editorias de Turismo

Como quase todos os domingos, reproduzo parte da coluna do ombudsman da Folha. Mais uma análise corajosa do Mário. E vocês conhecem o Mário, né?
Não há almoço de graça
Mário Magalhães
A TAM faz 56 vôos semanais de São Paulo para Buenos Aires. A Gol, 28. A Aerolineas Argentinas, 27. A LAN, sete. A British Airways, quatro.
Embora com 3% das 122 decolagens, a British foi a única companhia aérea citada na reportagem principal de Turismo da quinta retrasada, dedicada a Buenos Aires. Dado sobre a ocupação de suas aeronaves comprova o sucesso da operação para a Argentina.
Não há mesmo obrigação de considerar e noticiar apenas as empresas que voam mais.
Na página cujo relato trata de hotéis, os eleitos para serem fotografados foram o Hyatt, o Faena e o Alvear. A seleção de imagens é parte do ofício de editar. O serviço, adiante, enumerou 20 hotéis.
Quem sabe as opções foram mera coincidência, estatisticamente isso é uma hipótese.
A coincidência incontestável foi o destaque para quem pagou a viagem dos dois autores dos textos. Outros, não a Folha, bancaram as despesas de transporte e hospedagem.
O repórter foi convidado do Hyatt. A repórter, da British e, segundo nota de rodapé, da "rede de hotéis Leading" -à qual são associados, de alguma forma, o Faena e o Alvear. A Folha, em vez de informar de modo transparente que a repórter fora convidada do Faena, disse que o anfitrião era a rede Leading, cuja relação com o hotel os leitores ignoram. Só a descobri na internet.
É jornalisticamente questionável a incidência de viagens "a convite" na cobertura sobre turismo nas publicações brasileiras, a Folha incluída.
O esclarecimento sobre a condição de "jornalista convidado" é uma conquista da qual a Folha foi pioneira.
Mas não elimina o problema da conexão entre quem publica e quem paga. Se o jornal custeasse a viagem, não haveria restrição à escolha das fotos dos hotéis divulgados.
Não é o que pensa o editor de Turismo, Silvio Cioffi, que na crítica diária do ombudsman respondeu a comentários meus: "Gostaria de esclarecer que os relatos jornalísticos não deram atenção "apenas aos patrocinadores da viagem". Um repórter viajou a convite do hotel Faena, outro do Hyatt".
"Resolvemos incluir o Alvear e, como sempre fazemos, respeitando o "Manual", incluímos nesta edição a menção aos convites -com transparência. Publicamos ainda, com destaque e pluralismo, exatos 31 pacotes de viagens para a capital argentina e serviço bem apurado de 20 hotéis e albergues (a partir de US$ 9/dia)."
"Idem os preços e sites de todas as companhias aéreas que voam para Buenos Aires (são 120 vôos semanais). Crítica, a edição dá título ainda para furtos de carteira, passaportes e máquina de foto."
O serviço foi amplo, mas a deferência em textos e fotos foi para os patrocinadores. Jornalismo de serviço não deve ser promocional. Seu papel é ajudar o leitor-turista a se guiar e evitar armadilhas.
O tom do caderno foi tão oba-oba que a Primeira Página do jornal titulou: "Buenos Aires - Agrada a todos os gostos e bolsos". Discordo: há quem não goste e quem não tenha dinheiro para viajar.

2 comentários:

PV Ferreira disse...

Bela idéia! Tudo bem, PC? Li a matéria no caderno de educação de O Dia sobre novas tecnologias na educação. Sou ex-aluno da FACHA. Estagiei na Franco Celano, com a Claudinha. Atualmente, sou editor do Jornal do Sports (fui setorista do seu Botafogo) e trabalho no departamento de comunicação do setor de ônibus. TENHO DOIS BLOGS SOBRE ESPORTES PARAOLÍMPICOS. Um está dentro do site do jornal (http://jsports.uol.com.br/portal/processablog.php?modulo=montablog&blog=14 ) e o outro se chama ESPORTE INCLUSÃO (www.einclusao.blogspot.com). Fiz a cobertura dos Jogos Parapan-Americanos, no Rio, e do Circuito Brasileiro, em São Paulo. O Comitê Paraolímpico Brasileiro e muitos atletas me conhecem. Não existe (já pesquisei) alguém especializado no segmento. Estou lutando para ser o primeiro! Sou fã de blogs! PARABÉNS!

PC Guimarães disse...

Grande competente e batalhador Paulinho. Eu sabia que vc ia se dar bem. Que bela notícia! Graças à sua mensagem, tomei conhecimento da publicação da matéria. Desci correndo pra comprar o jornal. E já botei aqui no blog. Vou visitar e divulgar os seus blogs. VC conhece o Andrei (Soares Bastos)? Ele faz um belo trabalho. Não suma. Vc é um grande guerreiro. Obrigado pela visita.