quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Mônica Veloso e a garota de programa que esquentou a Guerra Fria


GUERRA FRIA, SENADO QUENTE
Caso que derrubou ministro britânico em 63 inspirou ensaio com jornalista
(Legenda das fotos: Imagens de Christine Keeler (à esq.), então com 21, em 1963, e foto de Mônica Veloso, aos 39, em 2007)


Uma das fotos do ensaio do fotógrafo J.R. Duran com Mônica Veloso para a revista "Playboy" inspira-se numa das imagens mais famosas dos anos 60 - uma fotografia da garota de programa Christine Keeler, pivô do escândalo Profumo.
Em 4 de junho de 1963, o então ministro da Defesa britânico, John Profumo, renunciou ao cargo em meio ao escândalo provocado por seu relacionamento extraconjugal com Keeler, que mantinha simultaneamente um caso com o adido naval soviético Eugene Ivanov.

A suspeita de que a moça extraía segredos militares de Profumo e os repassava aos soviéticos num dos períodos mais tensos da Guerra Fria - a crise dos mísseis em Cuba, que quase levou à guerra entre EUA e URSS, havia ocorrido oito meses antes - nunca foi provada, mas arruinou sua carreira política e contribuiu, quatro meses depois, para derrubar o primeiro-ministro Harold Macmillan. Perdoado em 1975, Profumo morreu no ano passado, aos 91.

De família aristocrática e herói da Segunda Guerra, John Dennis Profumo entrou para o Parlamento em 1940. Casado com a atriz Valerie Hobson desde 1954, iniciou seu relacionamento com Keeler em 1961. Quando sua relação veio à público, Profumo negou no Parlamento que houvesse qualquer "inconveniência" em seu relacionamento. Foi contestado pela própria Keeler, o que tornou sua situação insustentável.
A foto de Keeler foi tirada em maio de 1963, no auge do escândalo, por Lewis Morley, para promover um filme sobre o caso. Uma das cópias foi roubada e saiu no "Sunday Mirror".

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: