terça-feira, 22 de abril de 2008

É assim que se faz reportagem: Célia Cambraia. Cadê você?


No segundo semestre do ano passado, os alunos de Secretaria Gráfica e Programação Visual da FACHA Méier desenvolveram um blog sobre a Revista Goodyear. A publicação foi uma inovação na Comunicação Empresarial dos anos 80 e ganhou diversos prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje (http://www.aberje.com.br/novo/default.asp)

Durante o processo de apuração das matérias, todos os editores e principais envolvidos na publicação foram procurados. O edito-chefe Geraldo Mayrink foi localizado e entrevistado. O mesmo aconteceu com o editor de Arte Takeshi Assaoka e o editor de fotografia Edu Simões. Diversos colaboradores da revista, como o fotógrafo Rogério Reis, e profissionais de outras empresas que admiravam a revista, também foram entrevistados.
Mas à época ninguém conseguiu fazer contato com a principal idealizadora da publicação, a jornalista Célia Cambraia. Os antigos editores da revista só sabiam que ela tinha se mudado do Brasil. Mais nada. Essa semana, o aluno Carlos Brazil, integrante do grupo, descobriu "uma Célia Cambraia" no orkut*. Pelas informações, tudo indicava que era ela. E é. Célia hoje vive em Luxemburgo. Mandamos a fotografia para o fotógrafo Rogério Reis, que respondeu:

"Confirmado ...é a Célia de gravatinha borboleta!! A mentora da revista Goodyear. Parabéns...Tenho saudades dela (...)"

Publicamos a foto porque ela está disponibilizada no orkut. Agora é com a Célia. Tomara que ela concorde em dar uma entrevista para os alunos.

Quer conhecer o blog da Revista Goodyear? Clique:

http://arevistagoodyear.zip.net/

* O orkut também pode - e deve - ser usado como ferramenta de pesquisa e de trabalho para reportagens; não apenas para sala de bate-papo.

Nenhum comentário: