O caderno "Ilustrada" da Folha de S. Paulo publica matéria sobre o livro assinada por Mário Magalhães, ex-ombudsman do jornal. Custa 27 paus. Um belo texto que começa assim:
"Dois enganos sobrevivem em alguns redutos das Redações jornalísticas e das faculdades de jornalismo. Nas Redações, ainda se encontra quem imagine que boa parte dos pesquisadores acadêmicos seja inepta para noticiar até o aparecimento de um buraco de rua. Nas universidades, persiste, embora decadente, a ilusão de que parcela expressiva das Redações é intelectualmente desqualificada para produzir conhecimento sobre a sua atividade -saber informar, mas não analisar como a informação é elaborada.
Assim como tantos professores dominam as técnicas jornalísticas, e não por acaso sua origem são as Redações, os "jornalistas da ativa" estão habilitados a transmitir seus métodos de trabalho e a refletir a respeito deles. É o que se reafirma em novo livro, "Anatomia da Reportagem - Como Investigar Empresas, Governos e Tribunais", do repórter especial da Folha Frederico Vasconcelos.
O subtítulo não trai -trata-se mesmo, ou também, de um roteiro com lições a jornalistas, novatos ou não, e candidatos ao exercício do jornalismo. (..)"
Quer ler mais? Vai comprar o jornal, pô! Já dou colher de chá demais pra vocês (rs).
Nenhum comentário:
Postar um comentário