Impressos perdem tiragem e internet cresceFonte: Correio do BrasilO número de pessoas que passaram a se informar pela internet aumentou em todo o mundo, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Universidade de Columbia, nos EUA, junto ao público daquele país. O relatório afirma que "o número de norte-americanos que se informam on-line está crescendo, e muitos deles estão indo para marcas estabelecidas confiáveis". Figura no alto do ranking dos dez sites de notícias de maior audiência nos EUA, segundo dados reproduzidos no relatório a partir de pesquisa do Instituto Nielsen, o Yahoo News, que mantém parceria com mais de 400 jornais diários.
Quanto à mídia tradicional (impressa), a conclusão é do relatório The State of the News Media 2008 (o estado da mídia noticiosa), lançado nesta semana pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo do Instituto Pew, ligado à universidade, "as perdas em circulação, ainda que não estejam se acelerando, prosseguiram" em 2007, mas na internet, a "audiência total, incluindo os sites, está em alta". E "há mais sinais de inovação do que antes", nas redações, diz a pesquisa.
O maior crescimento no ano foi do Google News, agora em oitavo na lista e que fechou parceira com cerca de 600 jornais diários nos EUA.
Blogs O público norte-americano continua confiando nas marcas tradicionais da imprensa daquele pais, entre elas a CNN, NBC, ABC e CBS, originárias da televisão, e The New York Times, USA Today e a rede Gannett, originárias da imprensa. Em contraste, segundo o State of the News Media 2008, "apesar da proliferação dos blogs, dados sugerem que a maioria dos norte-americanos ainda não os aceitam como fontes significativas de informação".
O relatório reflete a pesquisa do instituto Zogby, em 2007, na qual os blogs estão por último na lista de fontes "importantes" para notícias, com 30%, "muito atrás de sites (81%), televisão (78%), rádio (73%), jornais (69%) e revistas (38%)". Figuravam atrás até dos "amigos e vizinhos", que 39% dos norte-americanos consideram importante fonte de informação.
A publicidadeDe acordo com o Projeto para a Excelência em Jornalismo, há uma outra questão a ser avaliada: "Mais e mais, o grande problema a ser enfrentado pela mídia tradicional é menos "onde" as pessoas obtêm informação e mais "como" pagar por ela. É a realidade emergente de que a publicidade não está migrando para os sites junto com o consumidor". Esta foi a informação obtida pelos pesquisadores junto aos publishers (editores) norte-americanos, que apontaram "dificuldade de mudança" nas áreas comerciais dos próprios jornais e nas agências de publicidade.
O faturamento com publicidade nos sites de notícias, segundo o TNS Media Intelligence, citado no relatório, diminui ano a ano e, conforme aponta o Interactive Advertising Bureau, o crescimento da publicidade on-line, de modo geral, vem diminuindo.
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