quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Abaixo o Ctrl C + Ctrl V

Artigo de Marcos Tavares (editor do site Rio Mídia/MultiRio) em O Dia online.

"O professor pede a seus alunos para fazerem pesquisas sobre um determinado assunto. Não tem jeito: a maioria dos estudantes, sem a menor cerimônia, lança mão do CTRL C + CTRL V, as teclas mágicas do computador que copiam e colam qualquer tipo de documento e que, com o advento da Internet, fazem a festa da garotada.

Quem é professor sabe do que estou falando. Muitos já perderam a conta — e também a paciência — de quantos trabalhos receberam literalmente copiados e, inclusive, com os endereços das páginas no rodapé das folhas impressas entregues pelos alunos.

Alguns dirão que a cópia, na verdade, sempre existiu. Concordo. Na minha época de aluno, não havia Internet, muito menos computador. Eram as enciclopédias que ditavam os trabalhos. Mas, no mínimo, tínhamos que ler para reescrever, o que, hoje, no linguajar dos jovens, “passa batido”.

O que fazer então? Dar zero? Proibir a cópia literal da Internet? Não aceitar os trabalhos? Nada disso. Estou convencido de que o melhor caminho, proposto pelo professor Sérgio Abranches, da Universidade Federal de Pernambuco, é repensar a forma pela qual solicitamos os trabalhos.

Se, no mundo colaborativo e participativo em que vivemos, o aluno não for convocado para ser autor-colaborador da atividade solicitada, desista. Ele não vai se sentir com o compromisso de produzir nada que seja dele ou a partir dele.

Nessa situação, não há dúvida: ele vai dar uma ‘googada", abrir o primeiro documento, imprimir e entregar o trabalho na próxima aula. Novos tempos, exigem novos desafios de professores e de alunos.

Pelo fim do CTRL C + CTRL V, novos tipos de trabalho".

Um comentário:

geoviagem disse...

Tá, ok, mas qual é a proposta???