sábado, 8 de novembro de 2008

Homem morde cachorro. Enfim, uma grande notícia!



Pesquei no blog "Repórter de crime", do meu camarada Jorge Antônio Barros. Jorginho diz que não é professor, é sim; e dos melhores. E dá uma aula de notícia.

"Eu não sou professor, nem quero dar lição em ninguém. Apenas gostaria de compartilhar algo sobre o mundo das notícias. Um antigo conceito no jornalismo dizia que notícia (para qualquer veículo de comunicação) é quando o homem morde um cachorro e não o contrário (embora hoje os pitbulls ganhem as manchetes quando atacam alguém, sobretudo crianças). Uma das principais características de uma notícia é o ineditismo da informação que ela contém. Como diz a própria raiz da palavra, notícia vem de novidade, algo novo, sem precedentes. Exatamente por isso o jornalismo se caracteriza por destacar tudo aquilo que foge à regra, contraria o que está dentro da normalidade.

Imagine quanto papel seria gasto se os jornais tivessem que noticiar diariamente que milhares de aviões partiram e chegaram sem qualquer problema ao local de destino. "Avião levanta vôo e não cai". Isso foi notícia com destaque quando Santos Dumont sobrevoou Paris com o 14-bis. Cada vez que a queda de um avião ganha a primeira página dos jornais também significa dizer que não é normal que aviões caiam.

Estou aqui teorizando sobre notícia para que o presidente Lula entenda porque deve parar com essa cantilena de que jornal só dá notícia ruim (leia no site do GLOBO). É da natureza dos veículos de comunicação de massa darem destaque àquelas notícias que falam justamente sobre o que está errado, presidente. A idéia não tem nenhum sintoma de sadismo dos jornalistas. Uma das funções sociais do jornalismo deve ser mesmo a de denunciar o que está errado para que alguém seja responsabilizado, punido ou assuma os erros que precisam ser reparados. Se os jornais não tivessem dado tanta notícia ruim, Lula jamais teria chegado ao Palácio do Planalto, por exemplo. Lula nasceu e cresceu como personagem da política porque os jornais viram nele, durante muito tempo, um porta-voz da denúncia e do protesto contra coisas que seu governo acabou fazendo. O mundo gira, a Lusitana roda.

Por isso mesmo eu resisto ao simplismo de que o mundo nunca esteve tão ruim. Eu prefiro acreditar que o mundo está pior apenas por uma questão de superpopulação. Há apenas mais pessoas fazendo coisas ruins, como sempre fizeram, desde o início da humanidade. A Bíblia, com sua crônica da maldade humana, está aí mesmo para provar essa tese.

Cada notícia ruim que tem destaque num jornal guarda, para mim, a esperança de que o leitor e, por conseguinte, a humanidade não perca jamais a capacidade de se indignar com algo que esteja errado, seja injusto e fruto da maldade humana.

Post Scriptum: Uma notícia boa: Obama está na frente".

Um comentário:

Jorge Antonio Barros disse...

Fala, mestre PC!!! Obrigado por essa colher de chá.